As filmagens do filme Uma Carta para Ferdinand começaram a movimentar os principais cartões-postais de Joinville. As primeiras cenas do longa-metragem foram gravadas na Agrícola da Ilha, na zona Norte da cidade. A equipe técnica é formada por joinvilenses e o elenco conta com nomes renomados do cenário nacional. O filme ainda não tem data para lançamento, mas irá projetar o município no cenário nacional de produção filmes fora do eixo Rio-São Paulo.
Continua depois da publicidade
Além da zona Norte, a equipe também irá passar por outros pontos turísticos de Joinville, como a rua das Palmeiras, a Praça Biblioteca Pública, a Serra Dona Francisca e as ruas do centro da cidade.
Leia mais
Acesse o NSC Total e fique por dentro do que acontece em SC
O roteiro da comédia romântica é inspirado na história de Frederico Bruestlein, homem de confiança do príncipe francês François Ferdinand e diretor da Colônia Dona Francisca. No roteiro, Bruestlein é enviado à Joinville para elaborar uma narrativa sobre o contexto da cidade nos dias atuais. O francês conta com a ajuda de um atrapalhado assistente, o Tonico, para descrever a Joinville do futuro.
Continua depois da publicidade
Aqui, Bruestlein revisita acontecimentos, obras e projetos em que atuou no passado. O turbilhão de informações reacende os resquícios da memória de dele, relembrando o amor platônico pela jovem Mella. O “choque de modernidade” vivido pela personagem também traz à tona importantes reflexões sobre as mudanças que a tecnologia provocou no comportamento e na relação entre as pessoas.
— Dentro do roteiro, ainda tem uma série de reflexões sobre o que mudou na sociedade, dos comportamentos, da comunicação entre as pessoas, sobre a tecnologia — explica Anderson Dresch, diretor geral do longa-metragem.
Uma carta para Ferdinand traz uma roupagem que une as técnicas de narrativa clássica a uma linguagem estética contemporânea, fazendo um contraste entre o mundo de um século atrás e o presente. Além disso, de acordo com o diretor, as mudanças radicais vivenciadas do século passado para este são ilustradas, muitas vezes, de uma maneira cômica e leve – com situações inusitadas e bom humor.
O elenco conta com atores renomados do cenário nacional, como Cristiana Oliveira – que interpretará a jovem Mella e Clemente Viscaíno – como o protagonista Frederico. O longa-metragem será filmado com aparato técnico e qualidade de cinema digital, o mesmo utilizado em longas como Piratas do Caribe 4 e O Hobbit, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O filme também conta Fábio Cabral, que assina a fotografia e a codireção de cena, e com Kleber Dresch, que junto a Anderson assina o roteiro e a direção geral. O filme conta com o apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e com investimento da produtora Ocotéa, de propriedade dos irmão Dresch.
As filmagens ocorrem pelas ruas de até o dia 27 de fevereiro. Ainda que não exista data para o lançamento, já há negociações com distribuidoras nacionais e internacionais, a estratégia de lançamento e os desdobramentos naturais da obra cinematográfica, com participação em festivais e comercialização de exibição.
Confira a ficha técnica:
– Roteiro: Anderson Dresch e Fabio Cabral
– Direção Geral: Anderson Dresch e Kleber Dresch
– Codireção de cena e direção de fotografia: Fabio Cabral
– Direção executiva e 1° câmera: Kleber Dresch
– Produção executiva: Mari Silveira
– Direção de arte: Alceu Bett
– Coordenação técnica de imagem e 2° câmera: Giovani Rocha
– Coordenação de produção: Tony Araujo
– Produção de set: Soares Ordilei
– Figurino: Lucas David, Tereza Dresch
– Maquiagem: Karina Oliveira
– Som direto: Cleidim Costa
– Montagem: Marco Requena