O governo das Filipinas ordenou, nesta segunda-feira (26), o retorno de sua embaixadora no Brasil após imagens de um vídeo a mostrarem maltratando sua empregada doméstica filipina.

Continua depois da publicidade

Marichu Mauro, que foi enviada ao Brasil em 2018 e também tinha jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname e Venezuela, está sob investigação, disse o Ministério das Relações Exteriores.

> Sete corpos são encontrados em contêiner que chegou ao Paraguai

“O Departamento de Relações Exteriores ordenou que a embaixadora da Filipinas no Brasil volte imediatamente após a publicação de algumas imagens em vídeo que a mostram repreendendo e maltratando sua empregada doméstica”, diz o comunicado.

O anúncio foi feito depois de que a GloboNews transmitiu imagens de uma câmera de segurança que, segundo indicaram, mostram Mauro agredindo repetidamente uma funcionária de sua equipe doméstica.

Continua depois da publicidade

A GloboNews destacou que a mulher trabalhava na residência oficial da embaixadora em Brasília.

As imagens foram usadas como prova em uma denúncia apresentada contra Mauro em agosto, afirmou o canal.

> Irlanda é primeiro país da União Europeia a impor novo lockdown

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a funcionária deixou o Brasil na semana passada e está de volta nas Filipinas, onde as autoridades buscariam sua cooperação neste caso.

Milhares de filipinos trabalham no exterior e o dinheiro que enviam para casa estimula a economia local, onde muitos vivem na pobreza extrema, apesar do sólido crescimento do país nos últimos anos.

Leia também:

“Vai comprar na Venezuela”, diz Bolsonaro a homem que pediu para reduzir preço do arroz

Espanha proíbe desigualdade salarial entre gêneros

Casal terraplanista italiano se perde ao navegar em busca da “borda do planeta”