A tempestade tropical Washi, que atingiu o sul das Filipinas na sexta-feira, já deixa mais de 650 mortos e ao menos 900 desaparecidos, além de estragos em duas cidades costeiras do país.

Continua depois da publicidade

O fenômeno se dissipou no domingo após devastar uma ampla área da região montanhosa de Mindanao, cujos habitantes não estão acostumados a tormentas de tamanha intensidade.

A maioria das vítimas dormia na noite de sexta-feira quando as enchentes começaram a se formar desde as encostas das montanhas. As correntes arrastaram troncos e árvores, fizeram os rios transbordarem e ao menos 652 pessoas tiveram o óbito confirmado.

Mulheres e crianças contabilizam as maiores cifras de mortos, disse a secretária-geral da Cruz Vermelha das Filipinas, Gwendolyn Pang. A tempestade atingiu principalmente as cidades de Cagayán de Oro e Iligan.

Vários líderes de todo o mundo, entre eles a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, ofereceram ajuda. O Papa Bento XVI disse no domingo que rezaria “pelas vítimas, crianças em sua maioria, pelos desabrigados e pelos muitos desaparecidos”.

Continua depois da publicidade