O surfe brasileiro começou a temporada tirando muita onda, em todos os sentidos. Na decisão da etapa de Gold Coast, na Austrália, a primeira do ano, o jovem paulista Filipe Toledo bateu o xodó do país local Julian Wilson e garantiu o título, seu primeiro na elite mundial. O brazuca é o atleta mais novo da competição, com apenas 19 anos.
Continua depois da publicidade
::: Medina pede desculpas por declarações em entrevista
::: Entenda matemática que tirou Medina do campeonato
::: Confira outras notícias da página AventuraSC
Continua depois da publicidade
Destaques da competição:
Após belas atuações em todas as baterias na Austrália, Filipe Toledo chegou à final confiante e fez história em grande estilo, conseguindo uma nota 10 na última onda. No fim, deu Brasil por 19,60 a 14,70.
Agitando uma bandeira do Brasil em mãos ao sair do mar, Filipe Toledo foi carregado por torcedores e amigos na praia de Snapper Rocks, em grande festa. Foi a segunda vitória de um brasileiro na etapa de abertura do Circuito Mundial, na Gold Coast. A primeira foi com Gabriel Medina, no ano passado.
SAIBA MAIS SOBRE A TEMPORADA
AS ETAPAS RESTANTES
2ª etapa – Bells Beach (AUS): 1 a 12 de abril
3ª etapa – Margaret River (AUS): 15 a 26 de abril
4ª etapa – Rio de Janeiro (BRA): 11 a 22 de maio
5ª etapa – Tavarua (FIJ): 7 a 19 de junho
6ª etapa – Jeffreys Bay (AFS): 8 a 19 de julho
7ª etapa – Teahupoo (TAH): 14 a 25 de agosto
8ª etapa – Trestles (EUA): 9 a 20 de setembro
9ª etapa – Landes (FRA): 6 a 17 de outubro
10ª etapa – Peniche (POR): 20 a 31 de outubro
11ª etapa – Pipeline (HAV): 8 a 20 de dezembro
SISTEMA DE PONTUAÇÃO
A pontuação geral dos surfistas ao fim da temporada leva em conta nove dos 11 melhores resultados pessoais no ano. Ou seja, cada atleta descartará suas duas piores etapas na corrida pelo título.
Continua depois da publicidade
A PONTUAÇÃO EM CADA ETAPA
1º colocado (campeão) – 10.000 pontos
2º colocado (vice-campeão) – 8.000
3º colocado (eliminado nas semifinais) – 6.500
5º colocado (eliminado nas quartas de final) – 5.200
9º colocado (eliminado na 5ª fase) – 4.000
13º colocado (eliminado na 3ª fase) – 1.750
25º colocado (eliminado na 2ª fase) – 500
O atleta também soma 500 pontos quando não compete em uma etapa por causa de uma lesão.
FORMATO DE DISPUTA DAS ETAPAS
Cada etapa da WSL reúne 36 surfistas no total: 34 que competem regularmente no circuito, mais dois surfistas que entram via convite ou por meio de uma classificatória prévia.
1ª rodada: os 36 surfistas são divididos em 12 baterias, com três atletas em cada uma delas. Os vencedores das 12 sessões avançam diretamente para a terceira rodada. Quem fica em segundo e terceiro lugares vão para a repescagem.
2ª rodada (repescagem 1): reúne aqueles que não venceram suas baterias na primeira fase. São 12 sessões, com dois surfistas em cada uma delas. Quem vence vai para a terceira rodada. Quem perde, é eliminado do campeonato.
Continua depois da publicidade
3ª rodada: o formato é o mesmo da segunda rodada, com 12 baterias com dois surfistas cada. Os vencedores passam para a quarta rodada. Os perdedores são eliminados do campeonato.
4ª rodada: os 12 surfistas restantes são distribuídos em quatro baterias, com três atletas cada. Os vencedores passam diretamente para as quartas de final. Os classificados em segundo e terceiro lugares terão de ir para a segunda repescagem da competição.
5ª rodada (repescagem 2): disputada em quatro baterias, com dois surfistas cada. Os vencedores vão para as quartas de final. Os perdedores são eliminados.
Continua depois da publicidade
Quartas de final: disputadas por dois surfistas, com dois atletas cada. Os vencedores avançam às semifinais.
Semifinais: duas baterias, com dois atletas cada. Quem leva a melhor passa para a decisão.
Final: reúne os dois melhores surfistas do torneio. O vencedor leva a taça de campeão e 10.000 pontos no ranking mundial. O vice fica com 8.000 pontos.
COMO A PONTUAÇÃO É COMPUTADA NAS BATERIAS
Os surfistas podem pegar quantas ondas quiserem em uma bateria. Mas para a soma de pontos, apenas as duas melhores são consideradas. A pontuação de cada onda vai de 0 a 10. Com isso, o máximo de pontos que um atleta pode atingir em uma sessão é 20.
Continua depois da publicidade