Dois filhotes de Toninha foram encontrados mortos neste domingo (11) na faixa de areia da praia de Joaquina, em Florianópolis. Um dos animais que pertence a família de golfinhos foi localizado no início da manhã por uma equipe de monitoramento de praias. O segundo foi localizado um pouco mais tarde, por pessoas que passavam pelo local. Ainda não se sabe o que causou a morte dos animais marítimos.
Continua depois da publicidade
> Sobrevoo registra 42 baleias-francas entre o litoral de SC e do RS
Elas mediam entre 78 e 85 centímetros de comprimento e foram levados para o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), no Parque Estadual do Rio Vermelho, onde passarão por necropsia para tentar descobrir a possível causa da morte.
As capturas acidentais são as principais causas de morte da espécie. A mortalidade em redes de pesca costeiras, principalmente de emalhe, é registrada há mais de meio século, no Brasil, Uruguai e na Argentina.
Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. O telefone está em funcionamento das 7h às 17h todos os dias.
Continua depois da publicidade
O que são toninhas?
A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção do Atlântico Sul. Ela é encontrada apenas no Brasil, no Uruguai e na Argentina. Sua característica mais marcante é seu rostro extremamente comprido e fino, com uma testa bulbosa.
A toninha pode atingir até 1,70m, costuma viver em pequenos grupos de dois a cinco animais e tem um comportamento muito discreto, o que a torna muito difícil de ser avistada no ambiente marinho. Ela vive em regiões costeiras e se alimenta de peixes, cefalópodes e crustáceos.
Veja fotos


Leia também
Os decretos estaduais morreram na praia; e precisamos falar sobre isso
Três pessoas são presas com mais de 1 tonelada de maconha na BR-101, em Garuva