Dois cães, Ozzy e Fall, recrutas do canil do 10º Batalhão da Polícia Militar, fizeram o primeiro treinamento em ambiente comercial, no Camelódromo de Blumenau. Os cachorros são da raça pastor belga e o objetivo da atividade é facilitar a socialização em locais com maior fluxo de pessoas. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui para receber notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.

Este treinamento, que ocorre diariamente, faz parte do programa de desenvolvimento K9, que tem como propósito o início das atividades quando os filhotes completam cem dias de nascimento. Isso ajuda na estimulação de novas habilidades nos cães, além de possibilitar a avaliação comportamental como equilíbrio, concentração, disciplina e obediência.

— Os dois filhotes se saíram muito bem nesse primeiro contato com ambientes agitados, principalmente por demonstrarem confiança e segurança, comportamentos que são esperados num cão policial —conta o sargento Bonanoni, cinotécnico e especialista em formação K9.

Com o início de uma nova etapa nos treinamentos, os primeiros odores de drogas serão apresentados, com o objetivo de desenvolver a memória olfativa dos novos cães para o trabalho de faro e detecção de entorpecentes. A expectativa é que eles estejam prontos para ingressar a equipe no final deste ano.

Continua depois da publicidade

Veja as fotos

Os cães Ozzy e Fall
Os cães Ozzy e Fall (Foto: Polícia Militar, Divulgação)
Os cães Ozzy e Fall
Um dos cães durante a atividade com o seu cirotécnico (Foto: Polícia Militar, Divulgação)
Os cães Ozzy e Fall
A nova etapa do treinamento consiste no desenvolvimento da memória olfativa (Foto: Polícia Militar, Divulgação)
Os cães Ozzy e Fall
Ozzy e Fall treinam diariamente (Foto: Polícia Militar, Divulgação)