Um filhote recém-nascido de baleia franca austral foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (30) em Imbituba, no Sul de Santa Catarina. Até esta quarta-feira (31) o animal permanecia no Costão de Itapirubá Norte, aguardando a retirada pela equipe de resgate.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias – Bacia de Santos (PMP-BS), o animal foi localizado já sem vida. A causa da morte, no entanto, ainda não foi identificada. Uma necropsia deve ser realizada na baleia nos próximos dias.
O animal apresentava cerdas bucais não desenvolvidas, além de pregas fetais, o que indicam, conforme o projeto, que é um recém-nascido.
Conforme informações da NSC TV, moradores da região teriam avistado o filhote e a mãe, dias antes, nadando no mar.
Continua depois da publicidade
Por ser um local de díficil acesso, a equipe ainda não consegiu retirar o filhote do Costão. Após avaliação da equipe do PMP-BS, foi acionado um protocolo de encalhes junto a APA da Baleia Franca, com apoio da prefeitura, afim de definir como será a retirada da baleia.
A intenção é de que o animal seja retirado ainda na manhã desta quarta-feira.
PMP-BS
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
O monitoramento ocorre desde Laguna, em Santa Catarina, até Saquarema, no Rio de Janeiro, sendo dividido em 15 trechos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Baleia-franca tem salto impressionante ao lado de barco flagrado em SC; veja fotos
Antigo galpão do Beto Carrero em Blumenau é destruído para dar lugar a novo negócio