Uma jararaca de aproximadamente 30 centímetros quis dar trabalho ao Corpo de Bombeiros de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A cobra, ainda filhote, estava entre as lenhas de uma propriedade rural e se armou para dar o bote quando os socorristas chegaram para fazer a captura.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O vídeo baixo, feito pela própria corporação, mostra a pequena serpente tentando atacar um dos bombeiros no pé. O caso foi registrado no fim da manhã desta quarta-feira (15), no Loteamento Frei Jerônimo. Apesar da rebeldia da jararaca peçonhenta, ela foi levada para uma região afastada da casa. 

Ninguém se feriu.

Por que tantas cobras estão sendo encontradas?

O aparecimento de cobras em ambientes urbanos tem sido cada vez mais comum em Santa Catarina. Para biólogos, o calor e a urbanização próxima a áreas de mata são fatores que explicam o aumento no avistamento desses animais.

Continua depois da publicidade

— A temperatura é um fator extremamente importante para as serpentes. Aumenta a temperatura e consequentemente a reprodução se intensifica e a procura por alimento também — explicou o biólogo e professor universitário Jackson Preuss.

O que fazer em caso de picada de cobra?

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. Segundo o biólogo Christian Lempek, o torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

​Não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

O local da picada deve ser lavado com água e sabão;

A vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

É importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

​Onde ligar caso encontre uma cobra

​Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);

Continua depois da publicidade

Em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;

Em caso de dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros, ligue para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.

Como evitar atrair animais peçonhentos

A palavra-chave é limpeza. Cobras e lagartos são atraídos por comida e pequenos animais, como roedores, que acabam surgindo em terrenos por conta de restos de alimentos jogados no quintal.

Entulhos com madeira também atraem cobras, que se escondem nesses locais. Quem mora perto de áreas de vegetação pode ter visitas inusitadas. O segredo é não entrar em pânico e seguir as orientações dos socorristas.

Continua depois da publicidade

Leia também

> Relembre cobras perigosas e assustadoras encontradas em SC em 2021; veja fotos

> Cobra levada a hospital ajuda a salvar criança em Blumenau e serve de alerta

> Diferença entre cobra e serpente; saiba como identificar os animais