Um filhote de jacaré apareceu na sede da Capitania dos Portos de Santa Catarina – em Coqueiros, na parte continental de Florianópolis – na tarde desta quarta-feira. O animal veio pelo mar e foi encontrado perto das 14h30min descansando em uma rampa. Ele foi enviado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Rio Vermelho.

Continua depois da publicidade

O jacaré-de-papo-amarelo é natural da região. Segundo o sargento da PM Ambiental Marcelo Duarte, que ministra o Cetas, ao longo do ano são encontrados de 20 a 30 deles fora de seu habitat, na Grande Florianópolis. É uma espécie tranquila, a exceção das fêmeas durante o verão, quando estão preocupadas em cuidar de seus ninhos.

De acordo com o soldado Claudenir Adão Sálvio, existe a possibilidade do pequeno visitante ter nadado da Estação Ecológica de Carijós (Esec Carijóes), em Jurerê Internacional, até a Capitania. O animal chegou um pouco debilitado ao Centro de Triagem e deve ficar no local até se recuperar, o que não deve demorar muito tempo. Depois disso, será solto na Esesc Carijós.

Continua depois da publicidade