Um filhote de boto-pescador foi encontrado morto em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina. O animal com cerca de 30 dias estava perto dos ranchos de pesca da Vila Vitória neste domingo (23). O resgate foi feito pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, que na região de Laguna é feito pela Udesc (Universidade do Estado de SC).
Continua depois da publicidade
O animal foi retirado da beira da água e levado para a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha da Udesc, onde passou por necrópsia para identificar a causa da morte. O filhote era um macho e apresentava marcas pelo corpo, além de uma fratura no maxilar e desgastes na mandíbula que ainda serão analisados pelos especialistas.
Segundo a equipe, a causa da morte do boto foi afogamento, embora os órgãos do animal aparentassem estar em boas condições.
Através do catálogo de foto-identificação do Laboratório de Zoologia da Udesc, em parceria com a UFSC, foi possível inclusive determinar que o animal morto era filhote de um outro boto monitorado pelo projeto.
O boto-pescador é um golfinho da espécie Tursiops truncatus gephyreus. O boto é protegido por lei e é uma espécie comum em Laguna, onde ajuda na pesca artesanal ao lado dos humanos na praia.
Continua depois da publicidade
Qualquer pessoa que encontre algum animal marinho vivo ou morto no Litoral de SC pode acionar o projeto de monitoramento através do telefone 0800 642 3341. O projeto é realizado desde Laguna até Saquarema (RJ).