O filhote de baleia-franca que havia sido devolvido ao mar com vida na Praia da Ibiraquera, em Imbituba, no Sul do Estado, não encontrou a mãe e morreu. O animal foi localizado morto na manhã deste domingo (30), na mesma praia onde encalhou, no dia 24 de junho, mas, com apoio das equipes do Instituto Australis/ProFRANCA e da Udesc, tinha sido devolvido ao mar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo o ProFRANCA, o reencontro com a mãe era fundamental para a sobrevivência. Nos primeiros meses de vida, o filhote depende exclusivamente do leite materno. As crias de baleia-franca permanecem até um ano com a mãe.
FOTOS: Filhote de baleia encalha em praia de SC e é devolvido ao mar com vida
Na última sexta-feira (28), o filhote foi avistado por equipes do Projeto Farol das Baleias na mesma região, nadando, porém, sem a companhia da mãe. A falta de interação parental com adultos da espécie deixou as equipes apreensivas. No domingo, o corpo do mamífero foi encontrado na praia.
Continua depois da publicidade
O encalhe ocorreu no Trecho 1 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade do LabZoo/UDESC Laguna. Uma necropsia e coleta de amostras devem ser feitas para identificar a causa do encalhe.
Segundo o ProFRANCA, este foi o primeiro encalhe de baleia-franca da temporada reprodutiva da espécie em Santa Catarina. O período começou de forma antecipada, em maio, e deve se estender até novembro.
Leia também
SC abaixo de zero: 30 cidades registram temperaturas negativas neste domingo
Fotos antigas revelam mudanças em ruas e avenidas de Florianópolis desde o século XX