O segundo encalhe de baleia-franca foi registrado na temporada de 2024 em Santa Catarina. Dessa vez, um filhote foi encontrado morto em Balneário Arroio do Silva, Sul do Estado, na tarde dessa terça-feira (2).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com o Instituto Australis, o animal teria encalhado já em óbito e em estado avançado de decomposição. A fêmea tinha 5,3 metros de comprimento, o que indica que ela tinha apenas algumas semanas de vida.
Ministro Alexandre de Moraes mantém prisão da “Fátima de Tubarão” pelo 8 de janeiro
O local não faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) da baleia-franca, mas o Protocolo de Encalhes e Emalhes do ICMBio foi acionado.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo o Instituto Australis, uma necropsia será feita em parceria entre a Educamar e veterinários do Setor de Patologia Veterinária/FAVET/UFRGS, com o apoio da Prefeitura, para identificar a causa da morte.
Primeiro encalhe
Um outro encalhe de filhote de baleia-franca foi registrado na semana passada em Imbituba, também no Sul de Santa Catarina. Na ocasião, a equipe de socorristas conseguiu devolver o animal ao mar.
No entanto, para sobreviver, o filhote precisaria reencontrar a mãe, o que não aconteceu e, dias depois, o mamífero apareceu morto na praia. A temporada reprodutiva da espécie começou de forma antecipada em maio e deve se estender até novembro.
Veja fotos das Baleias-Francas em SC
Continua depois da publicidade
Leia mais
Quando e onde ver as baleias-francas no Sul de Santa Catarina
VÍDEO: Baleias-francas chegam antecipadamente ao litoral catarinense