Um filhote de baleia foi encontrado morto nas areias do Balneário Campo Bom, em Jaguaruna, Sul de Santa Catarina. De acordo com a Polícia Ambiental de Laguna, um pescador da região teria acionado o órgão por volta das 16h30min depois de ver o mamífero enrolado em uma rede.
Continua depois da publicidade
Ele informou, ainda, que o animal está em estado avançado de decomposição. A Polícia Ambiental acionou a Área de Proteção Ambiental (APA) Baleia Franca, do Instituto Chico Mendes, para a retirada da baleia do Balneário, o que deve acontecer na manhã desta terça-feira.
– Quando o animal ainda está vivo, fazemos um trabalho de desencalhe e recolocação no mar, mas, nesse caso, ele já está morto. Então, vamos fazer a retirada, coleta de tecido para pesquisas e informações adicionais e destinaremos o animal para um local onde ele possa ser enterrado sem causar danos – explicou o chefe da APA, Sérsio Barros.
Se for confirmada a rede em volta da baleia – que ainda não teve a espécie averiguada pelo Instituto -, uma investigação será iniciada para tentar averiguar o caso. Mas, segundo Barros, dificilmente uma ação criminal será instaurada.
Continua depois da publicidade
– Nem sempre é possível identificar as causas de uma rede estar enrolada em uma baleia. É muito difícil saber se foi intencional ou se a baleia simplesmente nadou em direção à rede. Mas se for verificada alguma atividade que configure crime ambiental será levado às esferas cabíveis – aponta.
