Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto na Praia do Matadeiro, no sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. O animal foi avistado na noite de sábado (1º). De acordo com pesquisadores que estiveram no local, trata-se de um macho, que provavelmente nasceu neste ano.
Continua depois da publicidade
A baleia tinha cinco metros de comprimento. Biólogos e veterinários da Associação R3 Animal e do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca (PBF) estiveram no local e realizaram a necropsia do animal.
Os pesquisadores tentaram conseguir um barco, que pudesse levar a baleia a outra praia. Como não conseguiram, a baleia acabou sendo enterrada no Matadeiro, com a ajuda de moradores e de policiais ambientais, que cavaram sem a ajuda de máquinas, já que não há acesso para veículos na praia.
Segundo os pesquisadores, a baleia tinha sinais de hematomas na região torácica, que pode significar alguma colisão. A causa da morte, contudo, não foi divulgada.
Continua depois da publicidade
De acordo com os pesquisadores, quem encontrar algum animal marinho, seja morto ou ferido, pode ligar para o número 0800 642 3341. Uma equipe de pesquisadores será enviada ao local, para dar auxílio ao animal ou ajudar na remoção, em caso de morte.
Leia mais:
Baleia presa em rede de pesca no Pântano do Sul é salva em Garopaba