As infrações de trânsito estão na mira dos filhos de moradores de Jaraguá do Sul. A partir de segunda-feira, as crianças vão aplicar minimultas aos pais que não respeitarem as normas de trânsito. Dirigiu sem cinto? Avançou o sinal vermelho? Parou sobre a faixa? Jogou lixo pela janela? Tudo isso será penalizado e cobrado em doces pelo olhar atento dos filhos. A campanha O trânsito revela sua cara. Seja gentil: respeite as pessoas e a sinalização também têm outras ações de conscientização, como a Blitze Educativa.
Continua depois da publicidade
Campanhas como esta são impulsionadas pela Semana Nacional de Trânsito, que ocorre todos os anos entre 18 e 25 de setembro. Em maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década de Ação pelo Trânsito Seguro, mais um motivo para promover trabalhos educativos sobre o tema.
Escolas públicas e particulares participarão da campanha, recebendo instrutores da Polícia Militar. O foco está nos alunos de terceira à quinta série. A Prefeitura de Jaraguá confeccionou 20 mil blocos de multas especiais para os estudantes, que têm as infrações mais comuns – a penalidade será convertida em guloseimas. A quantidade e o tipo dos doces deverá ser um acordo entre os pais e os filhos.
– É uma forma lúdica de levar o discurso do trânsito para casa – explicou o diretor de comunicação da prefeitura, Elias Raasch.
Além dos bloquinhos, cerca de 100 mil panfletos com orientações para pedestres, ciclistas, motociclistas e pais com filhos que ainda precisam usar a cadeirinha serão distribuídos na blitze educativa. Um dos endereços da ação é a praça Ângelo Piazzera.
Continua depois da publicidade