Um vazio diário que tenta ser preenchido pelas lembranças. Dois anos depois, a família de Mário Borba ainda guarda na memória a imagem de um homem exemplar e trabalhador, mas que perdeu uma luta que já deixou milhares de vítimas: a Covid-19. O empresário foi primeiro óbito em decorrência da doença em Joinville, no Norte de Santa Catarina, em 30 de março de 2020.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De lá pra cá, outras 2.253 pessoas não resistiram ao vírus no município, de acordo com dados do Painel do Coronavírus do NSC Total desta terça-feira (29). Vidas que deixaram para trás amigos, familiares e histórias.
Para a família, Mário é lembrado como um homem exemplar e humilde, que sempre trabalhou muito. Aos 68 anos, ele era integrante do conselho de administração da Krona Tubos e Conexões, e fazia parte do conselho deliberativo da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
— Nas nossas lembranças de infância e adolescência, vejo ele sempre trabalhando. Depois, nos últimos anos, a figura de um pai e avô super presente, procurando proporcionar o melhor para a família em todos os sentidos — diz Thiago Borba, filho do empresário.
Continua depois da publicidade
“Tínhamos certeza que não ia ser grave”
Em março de 2020, a Covid-19 ainda era um vírus desconhecido em Santa Catarina. Foi só no dia 12 que Santa Catarina registrou os primeiros casos da doença e, treze dias depois, a primeira morte. Já em Joinville, a primeira infecção foi confirmada em 13 de março.
Thiago conta que o pai foi diagnosticado com a Covid-19 após voltar de uma viagem que havia feito com família aos Estados Unidos.
— Ele apresentava cansaço, tosse e logo depois começou com febre. Foi ao hospital, mas como não havia muita informação sobre a doença, trataram como um resfriado e mandaram pra casa. Depois de dois dias, como a febre não cessava, voltou ao hospital e ficou internado — relembra.
> Média de mortes por Covid-19 em SC é a menor desde dezembro de 2021, diz boletim
As conversas, que por tantas vezes foram feitas pessoalmente, passaram a ser realizadas por meio de chamadas de vídeo. O filho conta que Mário aparentava estar bem, porém, com a piora no quadro respiratório, a equipe médica decidiu fazer o teste de Covid-19.
Continua depois da publicidade
— Lembro que ele mesmo nos comunicou no nosso grupo da família, tarde da noite, antes de ser entubado, que o teste tinha sido positivo — pontua.
De acordo com a nota oficial, divulgada pelo governo estadual na época, Mário tinha diabetes. Ao todo, foram seis dias de internação, em estado grave, na UTI de um hospital particular da cidade. Até que, na noite de 30 de março, a família recebeu a notícia da morte do patriarca.
— Nós ficamos preocupados [com o diagnóstico], mas tínhamos certeza que não ia ser nada grave. Realmente, não tínhamos a real noção do que era a doença naquela época. Víamos as imagens da Europa e parecia tão longe. Nunca imaginamos passar por isso — completa Thiago.
> SC tem melhor classificação em mapa de risco para Covid em três meses
Dois anos depois, ficam as lembranças
A morte de Mário Borba trouxe comoção em Joinville. Nas redes sociais, foram inúmeras as homenagens ao empresário, que era lembrado como um grande ser humano.
Continua depois da publicidade
“Mário Borba foi um dos pilares sobre os quais a Krona construiu mais de 25 anos de história, inspirando a visão de buscarmos sempre o melhor para a vida das pessoas”, disse a Krona em nota ofical enviada na época.
Para a família, é essa lembrança que eles buscam todos os dias. Principalmente, para suprir o vazio que a morte do empresário deixou nesses últimos dois anos.
— Muita saudade. Um vazio, lembranças e mais lembranças. Todos os dias. E tudo o que fazemos juntos, em família, é sempre lembrando dele porque é tudo graças a ele — finaliza Thiago.
> Joinville vai aplicar vacinas contra a Covid em escolas municipais
SC acumula mais de 21,6 mil mortes por Covid-19
De acordo com dados do Painel do Coronavírus do NSC Total, até esta terça-feira, 21.656 pessoas foram vítimas da Covid-19 em Santa Catarina. Em 24 horas, mais cinco óbitos foram adicionados.
Continua depois da publicidade
Em relação aos casos ativos, o Estado acumula 4.182, sendo que 263 estão em Joinville. Desde o início da pandemia, 1.673.157 casos foram confirmados em Santa Catarina.
Leia também:
Assembleia adia votação do ICMS após acordo de líderes
Idoso de 73 anos morre após contrair dengue em Itá, no Oeste de SC
Frente fria chega a SC e pode provocar rajadas de vento, ondas de até 3 metros e alagamentos