Uma criança de três anos que nasceu em Balneário Camboriú voltou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (10) com a família ucraniana para buscar refúgio da guerra. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou em Brasília. Mãe e avó vieram com o filho de três anos, enquanto o pai, Volodymyr Borodin, teve que permanecer no país devido ao recrutamento do exército. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
A família morava em Kiev quando a guerra começou, mas o filho do casal nasceu em Balneário Camboriú.
— Minha família chegou ao Brasil, graças a Deus. Está viva, está feliz, só está cansada. Muitos amigos meus de Curitiba e São Paulo estão ajudando. Eu sempre soube que o brasileiro tinha coração grande — disse o artista plástico Volodymyr ao g1.
Apesar da alegria de ver a família ir para um local seguro, Volodymyr teve que permanecer na Ucrânia em guerra, mesmo tendo um visto brasileiro permanente. Isso aconteceu porque homens de 18 a 60 anos estão impedidos de deixar o país, pois foram obrigados a integrar o exército.
Continua depois da publicidade
O avião que trouxe a família transportou 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, além de 10 animais de estimação. Entre eles, a gata da família de Volodymyr também ganhou a chance de uma nova vida no Brasil.

Refugiados da guerra na Ucrânia
Foi atualizado na manhã desta sexta-feira (11) o número de refugiados da Ucrânia. De acordo com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 2,5 milhões de pessoas já saíram do país e buscaram abrigo em outros locais. Destas, mais de metade está na Polônia.
Veja lista dos países que mais receberam refugiados
- Polônia: 1,5 milhão
- Hungria: 225 mil
- Eslováquia: 176 mil
- Rússia: 105 mil
- Moldova: 104 mil
- Romênia: 84 mil
- Belarus: 858
Entenda a guerra da Ucrânia
Leia também
Preço da gasolina passa dos R$ 7 em Blumenau e Procon promete monitorar
Continua depois da publicidade
Norte Shopping em Blumenau será ampliado, diz presidente da Almeida Junior
Lojistas de Blumenau se unem para criar nova feirinha de rua em transversal da Antônio da Veiga
Blumenau vai seguir Estado e tornar uso de máscara facultativo em locais fechados