Filas foram registradas nas primeiras horas de aplicação da dose de reforço da Janssen em Joinville, na manhã desta sexta-feira (10). A imunização acontece no Centreventos Cau Hansen e teve início às 7h30, no entanto, as pessoas já aguardavam em frente ao local desde a madrugada, de acordo com secretário da Saúde do município, Jean Rodrigues da Silva.

Continua depois da publicidade

> ​​​​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Silva diz que, ao todo, 19,4 mil pessoas receberam a dose única do imunizante na cidade, mas o município recebeu um lote com apenas 4,9 mil vacinas da Janssen, o que pode, somado ao modelo espontâneo de vacinação, sem agendamento, o que está ocasionando as filas.

— Mas a gente enfatiza que não há esta necessidade [de filas]. A vacinação acontece o dia inteiro e a gente vai receber novas do Ministério [da Saúde]. A gente não consegue controlar a ansiedade humana, mas faz parte, todo mundo será atendido — garante.

O secretário ainda afirma que a vacinação acontece até às 17h30 desta sexta e deve seguir até que todas as doses sejam aplicadas. Ele reforça que as doses são destinadas a quem já recebeu a dose única. A orientação é que, caso haja filas, que o morador volte mais tarde para completar a imunização.

Continua depois da publicidade

— A Janssen está sendo aplicada exclusivamente no Centreventos, contudo, há 17 unidades básicas de saúde aplicando as outras vacinas — destaca.

Filas foram registradas desde às 4h em frente ao Cau Hansen
Filas foram registradas desde às 4h em frente ao Cau Hansen (Foto: Guilherme Barbosa/NSC TV)

Ataque hacker não afetou Joinville

Durante a madrugada desta sexta, uma invasão hacker deixou o site do Ministério da Saúde e o aplicativo do ConecteSUS fora do ar, impedindo que os usuários acessassem seus dados.

Uma mensagem passou a ser exibida nos sites do ConecteSUS e do Ministério da Saúde: “os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”, diz o texto, assinado pelo Lapsus$ Group. “50 TB de dados estão em nossas mãos. Nos contate caso queiram o retorno dos dados.” A mensagem apareceu de forma intermitente até parar de ser exibida, por volta das 7h, segundo informações do g1.

Mas, conforme apurou a reportagem, a prefeitura de Joinville utiliza um sistema próprio para registrar a aplicação das doses, por isso, na cidade, o fato não afetou a vacinação.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Projeto na Câmara de Joinville quer proibir cobrança de passaporte da vacina

Mais de 60 cidades de SC não tem casos ativos de Covid-19; veja lista

SC já precisou descartar 4,6 mil doses de vacinas contra a Covid; entenda os motivos

Vacinados com Janssen devem receber a segunda dose da mesma vacina em SC