Muita gente saiu de casa para fazer o cadastramento biométrico do título de eleitor neste sábado em Blumenau. O calor de mais de 30 graus não impediu que filas se formassem em frente ao posto da Rua João Pessoa, que realizou mais um plantão para quem não pode ir até o local em dias úteis. Coordenador da biometria na cidade, Ricardo de Souza afirma que o movimento foi intenso durante todo o período de atendimento, das 9h às 14h. Aproximadamente 55 funcionários atenderam uma média de 250 eleitores por hora, segundo ele.
Continua depois da publicidade
– De manhã as filas chegaram a dobrar a esquina – revela o coordenador.
Várias pessoas levaram sombrinhas e garrafas de água para se proteger do sol e se hidratar enquanto esperavam na fila. Foi o caso de Ana Caroline Mette, 24 anos. A jovem, que mora em Balneário Camboriú, decidiu não transferir o título para o município e rumou até Blumenau para atualizar o documento. Já Valdecir da Silva, 28, levou a mãe para fazer a biometria. A senhora de 68 anos é analfabeta, conta ele, e por isso precisava de ajuda para não ter o CPF bloqueado.
– O atendimento em si é bem rápido, em menos de 15 minutos estava pronto. Lá fora que é a parte difícil – comenta Valdecir.
Souza lembra que o prazo final para o recadastramento é dia 22 de março – a terça-feira da Semana Santa -, o que significa que quem ainda não fez o recadastramento tem apenas 27 dias úteis para comparecer ao posto de segunda a sexta-feira, sempre das 9h às 18h (sem intervalo de almoço). O agendamento de horário pode ser feito no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Estão previstos para março mais três plantões de fim de semana: dias 5, 19 e 20.
Continua depois da publicidade
Blumenau tem 249.285 eleitores municipais, mas se pelo menos 200 mil não tiverem feito o cadastro biométrico a cidade perderá o direito de realizar o segundo turno nas eleições, como determina a legislação. Quem não fizer o recadastramento até o fim do prazo terá o título cancelado e ficará sujeito a sanções como suspensão do CPF e bloqueio da conta bancária.