Uma fila de dobrar o quarteirão no posto de saúde do bairro Bela Vista causou indignação aos moradores de São José na manhã desta segunda-feira (3). Para marcar consulta ou apresentar exames, a espera se estendeu por boa parte da manhã.
Continua depois da publicidade
A prefeitura informou via assessoria de imprensa que instabilidades no sistema e outras questões burocráticas exigem mais tempo de atendimento, por isso a demora, mas garantiu que não há carência de profissionais na unidade.
Geraldo da Silva chegou às 6h15 para marcar uma consulta e até as 10h não havia sido atendido.
— Minha senha é número 79 e lá (no consultório) está no número 62). Simplesmente, preciso marcar o médico. Quando cheguei tinha mais de 100 pessoas. A marcação pro médico da nossa região é a cada 15 dias. Estou tentando retornar para mostrar o exame para o doutor e não consigo — afirmou.
Manhã de espera
Com um problema na perna direita, Rosana de Souza pediu ao marido para pegar a senha às 6h, mas mesmo chegando mais tarde ainda precisou aguardar por bastante tempo.
Continua depois da publicidade
— Vim para cá era 8h30, porque não posso ficar em pé. Estou esperando, tenho perícia médica amanhã. Preciso levar um atestado e estou esperando para consultar. A gente perde uma manhã inteira aqui. Não dá pra trabalhar – declarou.

Jaques de Souza também chegou ao posto antes das 7h e teve dificuldade para obter informações.
— Cheguei aqui e peguei a senha 67, ainda está na 54. Preciso fazer uma consulta de retorno. Está bem lento (o atendimento), difícil a situação. Não tem gente para informar, não tem senha no balcão. Tá todo mundo perdido – disse.
Uma funcionária que não quis se identificar informou que o atendimento foi estendido até as 19h e que a formação de fila pode ser mais um hábito da população do que uma necessidade. Segundo a funcionária, alguns pacientes estariam indo ao posto de saúde após uma consulta recente, sem necessidade imediata.
Continua depois da publicidade
