Com os serviços de radioterapia paralisados no Hospital São José, em Joinville, a fila de pacientes na espera atinge 101 pessoas. Apesar da quantidade de pacientes, ainda não há data para que o atendimento retornar no local.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
De acordo com a Prefeitura de Joinville, o município ainda aguarda uma liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Quando o serviço retornar ao São José, a expectativa é de oferecer até 50 vagas ao dia.
Desde que aparelho antigo do São José foi desativado, no início de 2020, o tratamento dos usuários do SUS em radioterapia está sendo feito por meio de um hospital privado de Joinville credenciado pela prefeitura, com 35 vagas.
Neste período, a cidade ainda firmou uma parceria com um hospital público de Jaraguá do Sul, mas, conforme o colunista do A Notícia, Jefferson Saavedra, houve uma interrupção no acordo após estabelecimento alegar maior demanda local.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a Prefeitura de Joinville, a iniciativa para encerrar a parceria partiu do município vizinho. Quando o serviço voltar ao São José de Joinville, a parceria com o hospital privado também deve ser finalizada.
A reportagem do A Notícia entrou em contato com o hospital São José de Jaraguá do Sul, entretanto, não teve retorno até a publicação desta reportagem.
Equipamentos comprados em 2020
Joinville comprou dois novos aceleradores de radioterapia no final de 2020, com investimento de R$ 16,4 milhões bancados pelo Ministério da Saúde. O plano inicial era colocá-los em operação ainda em 2021, mas vem sendo adiado desde então.
O acelerador antigo, utilizado desde 2011, foi desativado por causa do custo dos reparos. O outro equipamento de radioterapia, de cobaltoterapia, teve a vida útil encerrada no início do ano passado e foi desativado após duas décadas de operação.
Continua depois da publicidade
Já a quimioterapia, outro tratamento oferecido no Hospital São José e em clínicas cadastradas pela prefeitura, continua sendo realizado sem alterações.
Leia também
Prefeitura de Joinville abre nova seleção para contratar temporários
Jovem de 20 anos morre em acidente entre moto e caminhão em SC
Quem era o médico morto em acidente com carro de prefeitura de SC