O clássico deste sábado, ás 16h30min, no Estádio Orlando Scarpelli deve encaminhar o futuro de Avaí e Figueirense no Campeonato Catarinense. Dentro do grupo que garante vaga na próxima fase, o Alvinegro pode confirmar classificação para o mata-mata e complicar o rival na luta contra o rebaixamento.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com apenas quatro vitórias em 11 jogos na temporada, o Figueirense ainda busca se consolidar como equipe, especialmente do ponto de vista defensivo. Até aqui, foram 12 gols sofridos, média superior a um gol por jogo. No ataque, a equipe vem funcionando relativamente bem. Cria boas oportunidades e consegue se impor no setor ofensivo, mas a falta de pontaria tira o sono do técnico Júnior Rocha.

Apesar das fragilidades, o Figueirense está em estágio mais avançado em relação ao rival, comandado por Eduardo Barroca há pouco mais de 10 dias. Será também o primeiro clássico dentro do Orlando Scarpelli desde o retorno de Paulo Prisco Paraíso ao clube. Com ele à frente do clube, o alvinegro recuperou a hegemonia estadual e levou vantagem nos clássicos disputados no início dos anos 2000.
> Como foi a prepração de cada time para o Campeonato Catarinense 2022
Continua depois da publicidade
No clássico da Recopa Catarinense, o trabalho coletivo e a entrega alvinegra prevaleceram. Neste sábado, não haverá troféu em disputa, mas o duelo pode mudar o rumo da dupla na temporada.
Leão “vira chave” atrás da recuperação
Chegadas, saídas, troca de técnico e classificação na Copa do Brasil. O momento do Avaí na temporada não é dos melhores, mas os resultados recentes, após a chegada de Eduardo Barroca, deram ânimo ao torcedor. O treinador do Leão da Ilha estreou com derrota para o Camboriú, pelo Campeonato Catarinense, venceu o Concórdia, de virada, também pelo Estadual, e empatou com a URT-MG na competição nacional.
Avançar de fase na Copa do Brasil foi o primeiro objetivo conquistado no ano. O segundo está em jogo na partida deste sábado, dia, 26, no clássico contra o Figueirense. Este será o segundo confronto com o rival na temporada. Em janeiro, pela Recopa Catarinense, o Leão da Ilha saiu na frente do Furacão, mas sofreu a virada por 3 a 1, na Ressacada.
Agora, como visitante, quer “dar a resposta”. A vitória no confronto que será transmitido pela NSC TV pode colocar a equipe azurra na zona de classificação para a próxima fase do Catarinense, a uma rodada para o fim da 1ª fase.
Continua depois da publicidade

Por outro lado, o sinal de alerta está ligado com o risco de rebaixamento. O Avaí é primeiro time fora da zona da degola e pode entrar no Z-2 caso não vença o rival.
> Faraco: Figueirense e Avaí precisam de afirmações no clássico
Diferente dos últimos jogos no Estadual, Barroca não tem nenhum desfalque por cartão. Já no Departamento Médico, Vinícius Leite, que teve uma concussão na estreia na Copa do Brasil, cumpre o protocolo e está fora por, pelo menos, até a próxima rodada.
Leia também:
> Veja os confrontos do final de semana do Campeonato Catarinense 2022
> Tudo o que você precisa saber sobre o Campeonato Catarinense 2022
> Série na Netflix expõe descompasso entre Neymar e o pai
> A teoria da evolução entra em campo: revelado como atacante, Andrei brilha como zagueiro na Europa
Continua depois da publicidade