O Figueirense mostrou que o Estádio Orlando Scarpelli é seu maior aliado na luta pela permanência na Série B do Campeonato Brasileiro e venceu o Santa Cruz por 2 a 1, neste sábado, 14. Com a quarta vitória consecutiva em casa, a equipe alvinegra chegou aos 35 pontos e deixou a zona de rebaixamento, ocupando a 15ª posição (pode cair para 16ª, caso o Guarani vença o Náutico no fechamento da rodada). Na terça-feira, 17, o Figueira volta a campo para o duelo diante do Londrina, no Paraná, às 19h15min.

Continua depois da publicidade

Sem o atacante Henan, vice-artilheiro da competição, o técnico Milton Cruz escalou Zé Eduardo centralizado (nos outros jogos, atuou pelos lados do campo) e a opção surtiu efeito. O camisa 7 anotou o primeiro gol em cobrança de escanteio e deu início à jogada do segundo gol, anotado por Renan Mota. Wellington Cézar descontou para o Santa Cruz.

Antes do primeiro minuto de partida, o Figueirense apresentou o cartão de visitas e a dupla de ataque mostrou que estava afim de jogo. Jorge Henrique recebeu dentro da área, chutou cruzado e Zé Love desviou de letra, mas parou no goleiro Júlio César. Na dúvida, a assistente Leira Nairana assinalou impedimento.

O Santa Cruz até teve a chance de abrir o placar aos 16 minutos, mas Grafite não conseguiu driblar o goleiro Saulo e desperdiçou a melhor oportunidade da equipe pernambucana na primeira etapa. A partir daí, só deu Figueira.

Continua depois da publicidade

As melhores chances apareciam em jogadas de bola parada, até que aos 28, no terceiro escanteio consecutivo, Marco Antonio levantou e, depois de bate-rebate, Zé Love mandou para o fundo das redes. Cabia mais. Aos 37, Marco Antonio roubou a bola no meio e deu para Zé Eduardo. O atacante encontrou Jorge Henrique, que invadiu a área e cruzou na medida para Renan Mota só completar para o gol.

O segundo tempo começou com amplo domínio do Figueirense. Logo aos cinco minutos Zé Love foi lançado na área, dominou no peito e, de costas para o gol, encobriu Júlio César, mas parou no travessão. A partir daí, os donos da casa pouco ameaçaram a meta adversária e começaram a ceder terreno. Aos 34 minutos, o Santa Cruz mostrou que não estava entregue e, em cobrança de falta da intermediária, Wellington Cézar desviou do goleiro Saulo para marcar o gol pernambucano.

Na sequência, Zé Eduardo teve a chance de ampliar, mas chegou atrasado após cruzamento de Joãozinho, que havia entrado no lugar de Renan Mota. O Santa Cruz ainda tentou ainda aos 41 minutos, em cobrança de falta de Anderson Salles, e aos 49 com Wellington Cézar, mas Saulo fechou o gol e garantiu a vitória que livrou o Figueirense da zona do rebaixamento.

Continua depois da publicidade

Ficha técnica

Figueirense 2 x 1 Santa Cruz

Figueirense: Saulo, Dudu (Dudu Vieira), Henrique Trevisan, Leandro Almeida e João Lucas; Zé Antônio, Pereira, Marco Antônio (Patrick) e Renan Mota (Joãozinho); Jorge Henrique e Zé Eduardo. Técnico: Milton Cruz.

Santa Cruz: Júlio César, Nininho, Guilherme Mattis, Anderson Salles e Yuri; Wellington Cézar, Derley, João Paulo, Thiago Primão (Natan) e André Luís (Ricardo Bueno); Grafite (Bruno Paulo). Técnico: Marcelo Martelotte.

Gols: Zé Eduardo (F, 28/1ºT), Renan Mota (F, 37/1ºT) e Wellington Cézar (S, 34/2ºT)

Arbitragem: Sávio Pereira Sampaio (DF), auxiliado por Luciano Benevides de Souza (DF) e Leira Nairana Moreira da Cruz (DF).

Continua depois da publicidade

Cartões amarelos: Jorge Henrique (F), Leandro Almeida (F), Zé Antônio (F), Yuri (S), Wellington Cézar (S), João Paulo (S) e Derley (S).

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis