O Figueirense conquistou neste sábado uma vitória importante na luta contra o rebaixamento. Em confronto direito pela permanência na Série B, o time venceu o Brasil de Pelotas por 2 a 0 no Orlando Scarpelli. Com gols de Jorge Henrique e André Luís, o Alvinegro manteve distância do Z-4 e se aproximou o número “mágico” de 45 pontos, considerado o necessário para garantir um lugar na Segunda Divisão.
Continua depois da publicidade
Na próxima terça, às 20h30min, o Figueira joga contra o Oeste, na Arena Barueri. O adversário vem de vitória sobre o Paraná, fora de casa, e luta pelo acesso à elite nacional.
No confronto deste sábado, o técnico Milton Cruz manteve o atacante André Luís no time titular, com Henan, artilheiro do time no campeonato, na reserva. Logo no início do jogo, a aposta do comandante alvinegro parecia que iria dar certo. Em jogada pela esquerda, Marco Antônio cruzou e André Luís, de cabeça, obrigou o goleiro Marcelo Pitol a fazer grande defesa.
O Brasil de Pelotas ainda tentava entrar na partida quando o Figueirense perdeu ótima oportunidade de abrir o placar. Em novo cruzamento, desta vez da direita, Renan Mota, livre de marcação, cabeceou no travessão. O Alvinegro diminuiu o ritmo, mas seguiu sem levar sustos até abrir o placar. Na primeira tentativa de Jorge Henrique, Pitol salvou a equipe gaúcha. Mas na segunda o goleiro Xavante não teve o que fazer. Em escanteio cobrado por Marco Antônio, a bola passou pela defesa e Jorge Henrique, dentro da pequena área, empurrou para as redes.
A única chance do Brasil de Pelotas no primeiro tempo começou num erro de Zé Antônio, que entregou a bola ao adversário. João Afonso lançou Marcinho, que invadiu a área e chutou para a defesa de Saulo. No início do segundo tempo, os visitantes assustaram com Rafinha, em chute de fora da área que passou perto da meta defendida por Saulo.
Continua depois da publicidade
Depois, o Figueirense controlou a partida e poderia ter feito o segundo, na cabeçada de André Luís que passou sobre o gol de Pitol. O Alvinegro manteve o adversário no campo de defesa e ainda ampliou a vantagem. André Luís ficou com a bola na frente da área, arriscou o chute e acertou o canto, dando números finais ao confronto.
Ficha técnica
Figueirense: Saulo; Dudu, Naylhor, Ferreira e João Lucas; Dudu Vieira, Zé Antônio, Marco Antônio (Abuda) e Renan Mota (Lucas); Jorge Henrique (Ferrugem) e André Luís. Técnico: Milton Cruz.
Brasil-RS: Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Teco e Marlon (Lincom); João Afonso, Leandro Leite, Itaqui e Rafinha (Aloísio); Marcinho e Juninho (Cassiano). Técnico: Clemer.
Gols: Jorge Henrique (F, aos 38min/1ºt) e André Luís (F, aos 41min/2ºt)
Cartões amarelos: André Luís, Renan Mota (F), Rafinha, Marlon, João Afonso, Cassiano, Leandro Leite (B)
Continua depois da publicidade
Arbitragem: Paulo Roberto Alves Junior, auxiliado por Pedro Martinelli Christino e Rafael Trombeta (trio do PR).
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Público: 4.448
Renda: R$ 84.985,00
Leia mais notícias sobre o Figueirense
Acesse a tabela da Série B do Brasileirão