O Figueirense começou a reformulação do elenco para 2013 com dispensas. Os primeiros foram Julio Cesar, Túlio, Wilson e Fernandes, e grande parte do elenco não vai ficar no grupo para a próxima temporada. Até agora, a diretoria alvinegra não anunciou nenhuma contratação. Mas, nos bastidores os trabalhos para formar a nova equipe estão acelerados e o técnico Adilson Batista é a grande isca para seduzir atletas para o clube.
Continua depois da publicidade
O perfil de contratação é bem claro: jogadores que o clube possa lucrar no futuro, mas que tenham totais condições de atuar em alto nível. O orçamento será limitado e por isso a maior parte do investimento será feita no período de Série B. Os atletas da base serão aproveitados, mas o treinador não será forçado a usá-los. O critério será utilizar aqueles que estiverem preparados para a pressão.
– Não podemos pressionar para lançar os jogadores. Não queremos que acabe o ano com o clube tendo quatro jogadores lançados e até vendidos, mas o time não conseguiu o principal objetivo, que é o acesso – explica Leandro Niehues.
O Figueirense investiu pesado na comissão técnica e contratou um treinador de primeira divisão. Mas, as contratações dos jogadores não vão seguir o mesmo perfil. Nada de gastar dinheiro em grandes aquisições ou salários altos. Para atrair os atletas para jogar no Alvinegro o clube vai usar a estrutura e Adilson Batista como vantagens para o atletas.
– Nós não podemos disputar jogadores em valores. Vou te dar um exemplo: se o Ceará faz uma loucura e faz uma proposta de R$ 50 mil, nós não podemos ir lá e cobrir essa proposta – revela o coordenador.
Continua depois da publicidade
Apesar de a gestão alvinegra cumprir um teto salarial para as posições do jogadores, nada impede que o clube faça um esforço a mais para contratar pessoas chaves para voltar a elite do futebol brasileiro. O presidente Wilfredo Brillinger deixou a administração do futebol com Marcos Moura Teixeira, assessor pessoal dele, Leandro Niehues e Adilson Batista, e confia neles para dizer o momento exato de fazer uma investimento maior.
– Se você começa de forma enxuta o ano se acontecer alguma coisa pontual na Série B você pode investir um pouco mais para ter resultados – analisou Niehues.
Estudo do sucesso
O Figueirense fez uma análise no perfil dos grupos que conseguiram o acesso para a primeira divisão em 2009 e 2010. A intenção é fazer um raio-x dos jogadores e ter um perfil dos elencos de sucesso.
– Agora a gente pode ver onde esse jogador de sucesso anda – comenta Leandro Niehues.