O Figueirense se encontra apenas a três pontos da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro Série C, após o empate em 3 a 3 com o São José (RS) no último domingo (13). Apesar disso, a possibilidade de cair é de menos de 4%, menor que a chance de classificação à segunda fase.
Continua depois da publicidade
+ Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
De acordo com o professor de matemática Luis Felipe Loch, mesmo com a vitória do Floresta contra o Ypiranga-RS, por 2 a 0, na última segunda-feira (14), a probabilidade de descer é de 3,9%. Além disso, ele acrescenta que apenas um ponto já é o suficiente para garantir o Alvinegro na Terceirona em 2024.
– Só uma combinação de resultados para cair com um ponto. O que pesa para o Figueirense é o confronto direto com o Manaus, que é um dos times ameaçados. Seria legal que esse ponto fosse conquistado aqui e uma vitória melhor ainda -, complementa.
O torcedor Alvinegro precisa ficar de olho nos jogos do Remo, Floresta, Manaus e América (RN). Altos e Pouso Alegre já estão matematicamente rebaixados com 13 e 12 pontos, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Figueirense tem mais de 4% de chance de classificação
Por outro lado, conforme o matemático, o Furacão do Estreito tem 4,2% de chance de classificação para a próxima fase da Série C. No entanto, a equipe comandada por Paulo Baier precisa de duas vitórias nos jogos que faltam, cenário que não acontece desde a Copa Santa Catarina de 2022 quando venceu o Joinville e Nação, respectivamente.
– O problema é que o Figueirense não consegue alcançar o 5º colocado, que é o Volta Redonda. Para isso, precisa ganhar os dois jogos e torcer contra outro times -, explica Luis Felipe Loch.
Entre eles, o professor destaca o confronto entre Náutico e São Bernardo, na última rodada, que são dois adversários diretos pela briga por uma vaga na próxima fase.
Atualmente, o Figueirense ocupa a 14ª colocação com 21 pontos em 17 jogos. O próximo confronto será contra o Volta Redonda no domingo (20), às 19h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O Furacão do Estreito completa a primeira fase contra o Manaus no sábado seguinte (26), às 16h, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade