O Figueirense tem quatro vitórias nos quatro primeiros jogos, 100% de aproveitamento no Campeonato Catarinense 2019 e o melhor início do clube no Estadual dos últimos tempos. Dos registros disponíveis de 1970 em diante, em nenhuma edição da competição o Figueira teve uma arrancada tão positiva. Chegou a marcar presença no primeiro lugar após quatro rodadas, mas jamais com triunfo em todos os jogos.

Continua depois da publicidade

Comandado por Hemerson Maria, o Figueirense começou com vitória diante do Criciúma (1 a 0), Tubarão (2 a 0), Brusque (2 a 1) e Avaí (1 a 0) – sendo o último jogo o clássico pela quarta rodada do Catarinense 2019, no Orlando Scarpelli, no domingo. Figueira e Chapecoense são os dois times que permanecem invictos na competição – com o Alvinegro com dois pontos de vantagem na classificação.

No entanto, a invencibilidade e os 100% de aproveitamento não é algo tão incomum no Campeonato Catarinense. Nos últimos 10 anos isso ocorreu três vezes após as primeiras quatro rodadas: com a Chapecoense em 2015 e 2012 e com o Avaí no ano passado. Especificamente no período, a melhor campanha alvinegra foi no ano passado. Somou 10 pontos, com vitórias nos três primeiros compromissos e no clássico, também na quarta rodada, o empate acabou com os 100%.

Essa mesma situação, de três jogos vencidos em sequência e empate com na quarta partida arquirrival Avaí, ocorreu em 2005. O desempenho de três vitórias e um empate nas quatro primeiras partidas de Catarinense era o melhor retrospecto do Figueirense desde a década de 1970 – até onde há registro do Estadual disponível para consulta na internet. Além de 2018 e 2005, ocorreu também em 2006, 2000, 1990 e 1974.

Para tentar ampliar a série positiva, e alcançar os 100% de aproveitamento em cinco partidas, o Figueirense tem pela frente o Metropolitano. O jogo contra o time que tem a pior defesa e o pior ataque neste Catarinense está marcado para as 19h de quarta-feira, no Orlando Scarpelli.

Continua depois da publicidade