Tabu. Há 11 anos o Joinville defende a invencibilidade diante do Figueirense quando joga em seus domínios. O Alvinegro busca o triunfo no duelo das 19h deste sábado não apenas para acabar com o jejum. A equipe está invicta no Campeonato Catarinense 2019 e precisa ganhar para se manter na liderança. O JEC tenta prolongar o retrospecto com uma vitória para evitar o risco de entrar na zona de rebaixamento do Estadual.

Continua depois da publicidade

A última vitória alvinegra em solo joinvilense foi em janeiro de 2008. Pelo Catarinense daquele ano, o Figueira ganhou por 1 a 0, com gol de Wellington Amorim. Do ano seguinte em diante foram 19 encontros entre os times em Joinville, com 11 vitórias e oito empates do time mandante. Como se não bastasse, há outro ingrediente: o retorno de Hemerson Maria à Arena Joinville, e na condição de adversário.

Ele marcou época no JEC. Ultrapassou a marca de 100 partidas como treinador e guiou o time à maior conquista da galeria de troféus, o da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2014. O técnico chegou a enfrentar o Joinville, eliminou o clube na segunda fase da Copa do Brasil do ano passado, quando estava no Vila Nova. Porém, esta será a primeira partida dele como rival na Arena Joinville, desde quando deixou o clube, em junho de 2016.

Mistério dos dois lados

Os treinamentos que encaminharam as formações, na véspera da partida, foram fechados. O técnico Zé Teodoro não deu pista para uma alteração certa. O atacante Wellington Rato está lesionado — único desfalque. Entre as opções estão Baianinho e Antony, que tiveram boas atuações ao durante no empate com o Hercílio Luz, na rodada passada. O restante da equipe deve ser a mesma que enfrentou o time de Tubarão.

Continua depois da publicidade

Pelo lado do Figueirense, há ainda mais interrogações. É que o técnico Hemerson Maria fez sete alterações para a partida passada, que terminou em 1 a 1 com o Metropolitano. A tendência é que coloque em campo a escalação que venceu o Avaí, em clássico disputado na rodada anterior, embora o treinador tenha sinalizado o desejo de dar chance a outros atletas. O atacante João Diogo, destaque da Copa São Paulo, é um deles. Do mesmo setor, Willian Popp pode aparecer pelo menos do decorrer da partida – e reencontra a torcida do clube em que foi formado e deixou para as últimas três temporadas no futebol asiático.

FICHA TÉCNICA – Joinville x Figueirense

JOINVILLE

Jefferson; João Ananias, Marlon, Luan e Tiago Costa; Leandro Bulhões, Clécio e Rodrigo Figueiredo; Baianinho (Antony), Nathan Cachorrão e Rafael Grampola. Técnico: Zé Teodoro.

FIGUEIRENSE

Denis; Kauê, Alemão, Pereira e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho e Patrick; Alípio, Yuri e Matheus Lucas. Técnico: Hemerson Maria.

ARBITRAGEM: Bráulio da Silva Machado, auxiliado por Gianlucca Perrone de Vasconcelos e Jocarha Markel Hannibal.

Continua depois da publicidade

DATA E HORA: às 19h deste sábado.

LOCAL: Arena Joinville.