O ano de 2012 não está sendo bom para o Figueirense. Além do rebaixamento, saída de ídolos e contratações que não deram certo, o clube vem fazendo uma campanha com números negativos. Próximo de superar a marca pífia do Avaí em 2011, que fez 31 pontos, o Furacão, atual lanterna, é também a equipe mais vazada da competição e pode conseguir um título inédito: ser a única equipe com a pior defesa em duas edições do Brasileiro desde a época dos pontos corridos.
Continua depois da publicidade
Em 2008, ano que foi rebaixado, o Furacão levou 73 gols. A uma rodada do final do Brasileirão de 2012, o Figueirense já sofreu 69. A defesa, fragilizada, foi marca de todos os treinadores que comandaram o clube na Série A: Argel, Hélio dos Anjos, Márcio Goiano e, agora, Fernando Gil. Ao todo, oito defensores atuaram no campeonato. Canuto, Sandro, Edson Henrique, João Paulo, Anderson Conceição, Guti, Américo e Fred já atuaram como titular.
Destes, apenas Guti e Américo permanecem no clube. João Paulo, que se recupera de uma lesão no ombro, ainda tem futuro incerto. O restante ou foi vendido ou desligado do clube na reta final. Contra o Coritiba, no próximo domingo, uma nova estreia deve acontecer. Sem Guti, suspenso, Fernando Gil deve utilizar Roger Vilas Boas ou Roger de Niro.