A Máquina do Estreito travou. Na noite desta terça-feira, o Figueirense perdeu a primeira em casa na Série B do Campeonato Brasileiro. O Paraná venceu por 1 a 0 no Orlando Scarpelli e não apenas empacou o Alvinegro na frente do G4 como firmou posição pela dianteira. O Figueira teve dois jogos seguidos como mandante e somou apenas um ponto. A maioria dos 4.860 torcedores viram a terceira derrota preta e branca como mandante nesta temporada.
Continua depois da publicidade
MINUTO A MINUTO: como foi a partida em Tempo Real
O próximo jogo é duelo local para o Figueirense. No sábado, o time alvinegro vai estar no Heriberto Hülse para enfrentar o Criciúma às 11h. Já o Paraná vai estar de volta ao Durival Britto para enfrentar o Sport, às 21h30min de sexta-feira.
O jogo
Dono do mando e da bola. Em casa, o Figueirense teve mais posse desde o começo da partida e circulava a redonda no campo de ataque. A primeira boa jogada foi com o foguetinho Victor Guilherme, aos 11. O lateral-direito recebeu na frente, avançou e tocou para Fellipe Mateus, que bateu em cima da marcação. O ala pegou o rebote e mandou sobre o travessão de Alisson, ex-Figueira. O Paraná tinha dificuldade para chegar, mas chegava. Três minutos depois respondeu com chute colocado de Bruno Rodrigues, da meia lua, que Denis acompanhou a saída.
Continua depois da publicidade
No entanto, Zé Antônio levou mais perigo. O volante alvinegro disparou a lajota rente ao poste esquerdo. Era o jeito, porque o Figueirense não conseguia abrir a defesa do Paraná. Circulava a bola, mas precisava de maior movimentação de jogadores. Quando assim o fez, aos 31, Tony botou Rafael Marques com a bola dentro da área. No entanto, Eduardo Bauermann – outro ex-Figueira, travou a conclusão. Depois de roubada no campo de ataque, o camisa 9 pôde arrematar aos 37, no bico da grande área. Ele recebeu, girou e bateu: Alisson defendeu.

Ainda que sem mudanças, o Figueira voltou um pouco mais agressivo do intervalo. Logo aos oito, Popp mandou cruzamento para peixinho de Rafael Marques que mandou o peixinho rente ao poste. No lance, o centroavante alvinegro levou a pior por conta de choque com um defensor e, atordoado, teve de deixar a partida. Matheus Lucas entrou. O jogo ficou igualado e os treinadores trataram de mudar. Robertinho entrou para renovar a velocidade do ataque do time da casa. Com mais espaço, o Paraná trocou volante (Itaqui) por atacante (Ramon). Virou toma lá, da cá.
Melhor para os visitantes, que aos 27 tiveram uma penalidade máxima. João Pedro recebeu na área e foi para driblar Denis. Depois de adiantar a bola e receber o contato, o jogador paranista foi ao chão. A arbitragem apontou a marca da cal. Dela, o próprio João Pedro fez a bola ir no fundo das redes. O Figueirense teve de correr atrás do empate. Por isso, saiu Zé Antônio para a entrada de João Diogo. Apressado para evitar a primeira derrota em casa na Série B, o Alvinegro esbarrou em erros de passes na hora de definição da jogada e, apesar da pressão, teve de amargar o revés.
FICHA TÉCNICA – Figueirense 0 x 1 Paraná
FIGUEIRENSE
Denis; Victor Guilherme, Alemão, Ruan Renato e Matheus Destro; Zé Antônio (João Diogo), Betinho e Tony; Fellipe Mateus (Robertinho), Rafael Marques (Matheus Lucas) e Willian Popp. Técnico: Hemerson Maria.
Continua depois da publicidade
PARANÁ
Alisson; Éder Sciola, Eduardo Bauermann, Rodolfo e Guilherme Santos; Luan; João Pedro (Leandro Almeida), Itaqui (Ramon), Fernando Neto e Bruno Rodrigues; Jenison (Rodrigo Porto). Técnico: Matheus Costa.
GOL: João Pedro, aos 29 do segundo tempo (P).
CARTÕES AMARELOS: Matheus Destro e Victor Guilherme (F). Alisson, Itaqui, Jenison e Luan (P).
ARBITRAGEM: Alisson Sidnei Furtado, auxiliado por Fabio Pereira e Cipriano da Silva Sousa (trio de TO).
BORDERÔ: 4.860 torcedores, para uma renda de R$ 105.352.
LOCAL: Orlando Scarpelli.