A primeira derrota do Figueirense em 2019 não será esquecida tão cedo. Muito pela consequência que isso trará para a sequência da temporada. Na noite desta quarta-feira, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 para o Luverdense, no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, pela segunda fase da Copa do Brasil. O revés causou a eliminação precoce na Copa do Brasil, que faz o clube deixar de arrecadar R$ 1,4 milhão, valor dado como prêmio à equipe classificada nesta etapa da competição nacional.

Continua depois da publicidade

Com o bolso cheio, o Luverdense espera pelo time que avançar do embate entre Fluminense e Ypiranga-RS, que vão duelar no próximo dia 6 de março, no Maracanã. O Figueirense volta a focar no Catarinense, competição que lidera com 18 pontos e segue invicto. No domingo, às 17h, o Alvinegro defende a ponta no clássico contra o Criciúma, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 10ª rodada, que marca a abertura do returno.

A primeira chegada foi do Figueirense. O relógio nem marcava um minuto de bola rolando, mas Matheus Lucas soltou a pancada de fora da área e assustou a torcida do time da casa. Os torcedores, porém, esperaram só dois minutos para festejar. Após boa jogada de Igor pelo lado direito do ataque, ele encontrou Wilson Júnior no meio da área. O atacante tentou de cabela, mas foi de ombro que venceu Denis para abrir o placar a favor do Luverdense.

Atrás do placar, o Figueirense tentou se impor em campo, mas o gramado molhado dificultou a troca de passes. O jeito foi tentar na base da bola parada. Aos 28, Alípio cobrou falta visando o canto direito, mas Edson defendeu em dois tempos. O Luverdense teve a chance de ampliar antes da saída do intervalo. Aos 40, Igor bateu forte de fora da área, e Denis deu rebote para o meio. Na sobra, Fabiano cabeceou para o gol e Zé Antônio salvou em cima da linha.

Na segunda etapa, Hemerson Maria sacou Willian Popp, uma das novidades entre os titulares, e apostou no jovem Matheusinho. Mas quem chegou com perigo foi o time da casa. Aos cinco, Wilson Júnior soltou a pancada em cobrança falta com força. A bola, porém, foi pela linha de fundo. Aos 12, o Figueirense teve a sua melhor oportunidade. Patrick colocou Alípio na cara do gol, mas o atacante chutou para defesa milagrosa de Edson.

Continua depois da publicidade

Precisando de pelo menos um gol para levar a decisão aos pênaltis, Maria colocou Júlio Rusch no lugar de Patrick, adiantando um pouco mais a linha de marcação para roubar a bola perto da área dos mandantes. Em vantagem, o Luverdense permaneceu esperando e levando perigo nas chances criadas. Aos 16, Da Silva cobrou falta direta para o gol, e Denis defendeu de soco. A última cartada do treinador Alvinegro foi colocar Juninho no lugar de Betinho, mas já era tarde demais para que mudar o resultado e retornar com a classificação para Santa Catarina.

FICHA TÉCNICA

LUVERDENSE 1 X 0 FIGUEIRENSE

LUVERDENSE

Edson; Da Silva, Helder Maciel, Kaique e Jefferson Recife; Moisés, Helder Ribeiro (Lineker) e Fabiano (Júnior Lemos); Igor, Lucas Braga e Wilson Júnior (Samuel). Técnico: Júnior Rocha.

FIGUEIRENSE

Denis; Kauê, Ruan Renato, Pereira e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho (Juninho) e Patrick (Júlio Rusch); Willian Popp (Matheusinho), Alípio e Matheus Lucas. Técnico: Hemerson Maria.

GOL: Wilson Júnior (L, 3'/1T).

CARTÕES AMARELOS: Júnior Lemos (L). Ruan Renato, Matheus Lucas, Zé Antônio e Pereira (F).

ARBITRAGEM: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Luiz Alberto Andrini Nogueira (trio de SP).

Continua depois da publicidade

LOCAL: Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde (MT).