O Figueirense não está mais invicto na Série B do Brasileiro. Apesar da boa performance defensiva diante do Bragantino na maior parte do confronto na noite desta terça-feira, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), o Alvinegro sofreu dois gols após os 40 minutos do segundo tempo e foi derrotado por 2 a 0 pela quinta rodada. O resultado deixa o Alvinegro com seis pontos e na 10ª colocação, enquanto o Massa Bruta assume a liderança, com 10 pontos.
Continua depois da publicidade
O Figueirense volta a campo contra o Atlético-GO na sexta-feira, dia 31, às 19h15min, no Orlando Scarpelli, pela sexta rodada. O Bragantino atua um dia depois, no sábado, dia 1º de junho, às 16h30min, em visita ao Vitória, no Barradão, em Salvador.
Postulantes ao G-4, as equipes fizeram o primeiro tempo bastante equilibrado. Fora de casa, o Figueirense criou chance aos sete minutos. Fellipe Mateus bateu da entrada da área e quase surpreendeu Júlio César. O Bragantino chegou ao campo de ataque aos 13. Ytalo tabelou com Claudinho e tentou o chute colocado, mas pegou errado e mandou pela linha de fundo. Três minutos depois, Claudinho arriscou e obrigou Denis a fazer boa defesa, salvando os catarinenses. A resposta foi aos 19, mas Alemão cabeceou para fora.
Com 70% de posse de bola, o Bragantino tentou encontrar brechas na defensiva do time visitante, mas furar o bloqueio montado por Hemerson Maria não é fácil. Mesmo assim, o Massa Bruta buscou pressionar. Aos 27, Thiago Ribeiro recuperou a bola na lateral e deu a Claudinho, que de carrinho finalizou. Denis defendeu. Em seguida, Matheuzinho pediu para deixar o jogo. O atacante do Figueirense acusou dores no braço minutos após cair em uma disputa de bola com a defesa adversária. Alípio foi o escolhido para substituí-lo.
Fechado no campo defensivo, o Figueirense contou com a falta de pontaria do Bragantino e com mais uma boa atuação de Denis para não ser vazado no primeiro tempo. Aos 31, Ytalo cobrou falta da entrada da área e mandou ao lado do gol. Dois minutos mais tarde, Edimar fez o cruzamento da esquerda e Aderlan se antecipou para cabecear, mas o goleiro do Furacão brilhou de novo. Aos 45, a bola desviou e ficou livre para Thiago Ribeiro, mas o arremate do camisa 25 do Massa Bruta saiu muito perto da meta da equipe catarinense.
Continua depois da publicidade
A postura dos times foi a mesma no segundo tempo. O Figueirense deixou a bola com o Braga e se fechou na defesa buscando encaixar o contra-ataque. E a equipe de Maria suportou uma enorme pressão. Aos dois minutos, Aderlan serviu Claudinho e o atacante chutou por cima do gol. Aos nove, Thiago Ribeiro cobrou escanteio fechado, e o zagueiro Léo Ortiz subiu sozinho, sem marcação, para cabecear. A bola passou bem perto da trave esquerda de Denis. Aos 11, Edimar chutou à direita da meta catarinense após tabela com Ribeiro na entrada da área.
Hemerson Maria deixou claro a proposta ao realizar a segunda troca no Alvinegro. O técnico tirou o atacante Rafael Marques e reforçou a marcação no meio de campo com a entrada do volante Betinho. Ocupando toda a entrada da área, o Figueirense forçou o Bragantino a seguir chutando de longe. Foi assim aos 22. Claudinho bateu, a bola foi rasteira e Denis fez a defesa sem dificuldade. No contra-ataque, aos 30, o Furacão quase abriu o placar. Alípio ficou de frente para Júlio César e tocou na saída do goleiro, mas Léo Ortiz tirou em cima da linha.
A partir daí o jogo voltou a ser ataque contra defesa e parecia que o Figueirense chegaria ao quarto duelo, em cinco disputados, sem sofrer gols. Aos 39, Denis brilhou com uma defesa linda. Thiago Ribeiro fez o cruzamento da direita, Luis Phelipe cabeceou no ângulo, mas o goleiro do Furacão espalmou para escanteio. Na sequência da jogada, o mesmo Ribeiro fez o levantamento, mas desta vez quem se antecipou foi o atacante Ytalo. O toque de cabeça tirou qualquer chance de defesa para o camisa 1. Nos acréscimos, Denis deu rebote após arremate de Ribeiro. Claudinho bateu, e Tony desviou para a própria rede na tentativa de evitar o gol.
FICHA TÉCNICA
BRAGANTINO 2 X 0 FIGUEIRENSE
BRAGANTINO
Júlio César; Aderlan (Luis Phelipe), Léo Ortiz, Ligger e Edimar; Barreto, Uillian Correia (Pio) e Claudinho; Thiago Ribeiro, Ytalo e Wesley (Matheus Peixoto). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Continua depois da publicidade
FIGUEIRENSE
Denis; Pereira, Alemão, Ruan Renato e Júlio Rusch (Matheus Lucas); Zé Antônio, Tony e Fellipe Mateus; Matheuzinho (Alípio), João Diogo e Rafael Marques (Betinho). Técnico: Hemerson Maria.
GOLS: Ytalo (B, 40'/2T) e Claudinho (B, 48'/2T).
CARTÕES AMARELOS: Ligger, Uillian Correia, Léo Ortiz e Edimar (B). Alípio, Alemão e Betinho (F).
ARBITRAGEM: Alexandre Vargas Tavares de Jesus, auxiliado por Diogo Carvalho Silva e Thiago Rosa de Oliveira (trio do RJ).
BORDERÔ: 4.887 torcedores e renda de R$ 40.530,00.
LOCAL: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).