O Figueirense garantiu a sua classificação às quartas de final, após a goleada sobre o Avaí por 4 a 1, em clássico realizado no Orlando Scarpelli pela 8ª rodada do Campeonato Catarinense 2022. Atualmente em sexto lugar, com 14 pontos, o Furacão ainda poderá fechar a primeira fase na quarta posição e garantir o segundo jogo do primeiro confronto mata-mata em casa. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para conseguir a quarta colocação ao fim da última rodada, o Figueira precisa vencer o Brusque no Augusto Bauer, além de torcer para que o Concórdia (4°, com 17 pontos) perca do Próspera, no Estádio das Nações, e a Chapecoense (5ª, com 16 pontos) não derrote o Marcílio Dias na Arena Condá.   

Última rodada da primeira fase

Sábado (05/03), às 16h30

Brusque x Figueirense (Augusto Bauer)
Chapecoense x Marcílio Dias (Arena Condá)
Próspera x Concórdia (Estádio das Nações)
Avaí x Hercílio Luz (Ressacada)
Barra x Joinville (Gigantão das Avenidas)
Juventus x Camboriú (João Marcatto) 

Continua depois da publicidade

O clube com melhor campanha na primeira fase do Estadual também leva a vantagem de ganhar o confronto se houver igualdade no saldo de gols. Essa regra vale também para as semifinais e na decisão do campeonato.  

Se a competição tivesse encerrado neste fim de semana, o Alvinegro do Estreito enfrentaria o Camboriú nas quartas, com vantagem para o adversário. Os quatro primeiros colocados da classificação atual reúnem apenas três titulos estaduais na elite catarinense – o vice-líder Hercílio Luz possui duas conquistas, em 1957 e 1958, e o líder Brusque, campeão em 1992. 

Confira a fórmula de disputa a partir das quartas no Catarinense 2022: 

Quartas de final

Grupo A: 1º x 8º
Grupo B: 2º x 7º
Grupo C: 3º x 6º
Grupo D: 4º x 5º 

Semifinal

Grupo E: vencedor grupo A x vencedor grupo D
Grupo F: vencedor grupo B x vencedor grupo C 

Final

Vencedor grupo E x vencedor grupo F