O Figueirense não conseguiu mostrar um bom futebol contra o Atlético-Ib, mas a vitória por 2 a 1 deixou o time da Capital na briga pelo título do turno com a Chapecoense. A partida também ficou marcada pelo primeiro gol do atacante Marcelo Toscano, que depois de 529 minutos sem balançar a rede adversária conseguiu desencantar. Já o time do técnico Mauro Ovelha se complica na tabela e a pressão em cima do treinador só aumentou.

Continua depois da publicidade

PRIMEIRO TEMPO

O técnico Adilson Batista colocou em campo uma equipe totalmente diferente das previsões. Com quatro desfalques, o treinador alvinegro mudou o esquema e improvisou o meia Maylson na lateral direita. Já a equipe da Baixada entrou em campo pressionada pela derrota na última rodada e a posição na tabela, longe da disputa do título do primeiro turno do Catarinense.

A partida começou devagar, e com poucas jogadas criativas. A forte marcação dominou a primeira etapa que só teve um lance de perigo aos sete minutos quando Maylson chegou na linha de fundo e cruzou forte para a área, a bola passou pelos atacantes Marcelo Toscano e Héber. No minuto seguinte os donos da casa responderam em uma jogada de troca de passes rápidos que deixou Jean Carlos, ex-Figueirense, na frente do goleiro Ricardo. O arqueiro alvinegro fez uma saída arrojada do gol e fez a defesa.

Pela primeira fez titular em 2013, o atacante Héber arriscou da entrada da área aos nove minutos, depois que Marcelo Toscano ajeitar a pelota para o companheiro de equipe. A partida parecia que iria engrenar após três lances de perigo seguidos, no entanto não foi isso que aconteceu. A falta de criatividade das duas equipes impediu que o jogo ficasse bonito.

Continua depois da publicidade

Chance de gol apenas nas bolas paradas. Aos 28 minutos, o ala Santos levantou a bola na área e o zagueiro Alemão desviou de cabeça, apesar de estar sozinho no lance o atleta do Atlético-Ib não conseguiu colocar a bola na direção do gol. Dois minutos depois Ricardo teve que trabalhar quando Jean Carlos apareceu na frente do gol, o goleiro fez a defesa, mas o auxiliar Angelo Rudimar Bechi já tinha levantado a bandeira marcando impedimento.

O atacante Marcelo Toscano do Figueirense tem sido cobrado por não marcar gols. Desde que chegou no Orlando Scarpelli, o jogador alvinegro ainda não balançou a rede adversária. Aos 33 minutos, Toscano teve a chance de abrir o placar. Depois de toque de Felipe Nunes, o atacante recebeu pelo lado esquerdo da grande área e na frente Paulo Sérgio chutou em cima do goleiro, que com o pé esquerdo fez a defesa.

Aos 38 minutos, o volante Willian Magrão – capitão do Figueirense na partida -, arriscou de longe a bola tomou altura e passou longe da trave do Atlético-Ib. No minuto seguinte, Felipe Nunes acha Héber livre na entrada da área o atacante arrisca de perna direita batendo a bola de trivela, apesar do efeito faltou força para passar pelo goleiro Paulo Sérgio que fez a defesa com facilidade.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do vestiário antes de recomeçar a partida Adilson Batista reclamou das chances perdidas pelo Figueirense. O técnico pediu mais atenção na finalização. E antes do conometro completar um minutos, o atacante Héber teve a primeira chance da partida. O atacante alvinegro recebeu na entrada da área e arrematou de longe, o goleiro Paulo Sáergio fez a defesa.

Continua depois da publicidade

Aos nove minutos da segunda etapa, o lateral Helder fez boa jogada pela esqeurda e cruzou para a área, Maylson chegou na bola, mas cabeceou para fora. A resposta atleticana não demorou e aos 10 minutos Rodrigo Pardal chutou de fora da área, a bola desviou na defesa e foi pela linha de fundo.

Héber era o jogador alvinegro mais participativo do jogo e que tentava criar oportunidades de gol. Aos 11 minutos o atacante driblou Jajá entrou na área e chutou cruzado, o goleiro Paulo Sérgio espalmou para frente e a bola bateu na defesa do Atlético-Ib, antes da bola entrar no gol Alemão tirou o perigo.

Precisando da vitória, o técnico Mauro Ovelha colocou o centroavante Adrino e no primeiro lance em campo cruzou a bola para Thoni que chutou de primeira, a bola veio perigosa, mas Ricardo defendeu. Apesar da chance perigosa do Atlético-Ib, quem abriu o placar foi o Figueirense. Aos 22 minutos, pela esquerda o atacante Héber arrancou e cruzou para o volante Willian Magrão que sozinho chutou no canto direito do goleiro Paulo Sérgio.

Depois de abrir o placar o Figueirense começou a jogar mais leve e soube aproveitar os espaços que o Atlético-Ib deixava na defesa e aos 34 minutos, Marcelo Toscano amplicou para o Figueirense depois de rebote do goleiro Paulo Sérgio. Foram 529 minutos sem marcar e muita cobrança, que Toscano descarregou na comemoração do gol.

Continua depois da publicidade

Quando a partida parecia definida, Adriano diminuiu para o Atlético-Ib aos 41 minutos. O gol atleticano colocou muita pressão no Figueirense no fim da partida. O time da casa foi para cima e até o apito final tentou o empate.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-IB (1)

Paulo Sérgio; Marcelo Bolacha, Alemão, Jajá (Dinis); Thoni, Carlinhos Santos, Bruno, Jenison (Adriano), Santos; Rodrigo Pardal (Matosinho) e Jean Carlos

FIGUEIRENSE (2)

Ricardo; Maylson, Thiego, Guti, Helder; Willian Magrão, Jackson, Saci, Felipe Nunes (Diogo Dolem); Toscano e Héber (Nem)

Gol: Willian Magrão (F), aos 22 minutos, Marcelo Toscano (F), aos 34 minutos, e Adriano (A), aos 41 minutos do 2º tempo.

Continua depois da publicidade

Amarelos: Felipe Nunes, Ricardo e Helder, William Magrão (F); Jajá (A), Marcelo Ramos.

Arbitragem: Leandro Messina Perrone, auxiliado por Angelo Rudimar Bechi e Eder Alexandre.

Local: Estádio Hermann Aichinger, em Ibirama.

Público: 918

Renda: 7.535,00