O pior estava guardado para o final. O Figueirense se despediu da Série B 2020, sofrendo sua pior goleada da temporada, por 7 a 2, diante da Ponte Preta. Bastaram 22 minutos para os visitantes abrirem os primeiros três gols de vantagem no placar do Estádio Orlando Scarpelli. Rebaixado com uma rodada de antecedência, o Alvinegro inicia a reformulação visando a terceira divisão nacional com um gosto ainda mais amargo.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
Depois das primeiras liberações, o Figueira entrou em campo apenas para cumprir tabela na 38ª rodada da segundona. Diante de uma Ponte Preta sem ambições, o Alvinegro não teve argumentos para ameaçar o resultado durante a partida e foi permitindo a ampliação da goleada com o passar do tempo. A campanha de rebaixamento termina com 39 pontos em 38 rodadas, aproveitamento de 34,2%.
> Prisco quebra silêncio, faz raio-x do Figueirense e promete reconstrução
O jogo
O Alvinegro iniciou a partida com intensidade, pressionando a marcação e criando duas finalizações nos primeiros dois minutos. Mas no primeiro erro do Figueira, aos cinco minutos, a Ponte Preta abriu o placar. O lateral-direito Léo Pereira cruzou para a área e Camilo contou com saída ruim do goleiro Rodolfo Castro para marcar de cabeça, 1 a 0.
Continua depois da publicidade
Depois de sofrer o gol, o Figueirense baixou a guarda. Com todo o time marcando no campo de ataque, bastou um passe da Ponte Preta para sobrar espaço. Aos 15 minutos, Guilherme Pato avançou em velocidade e tocou para Moisés ampliar. Em seguida, aos 22 minutos, Camilo cobrou escanteio e Tiago Orobó, de cabeça, anotou o terceiro.
> Alecsandro deixa o Figueirense após rebaixamento
O aberto primeiro tempo teve mais dois gols. O Figueira descontou aos 27. Éverton Santos interceptou lançamento no campo do adversário e o toque de cabeça foi direto para Erison, que invadiu a área e descontou. Cinco minutos depois, a Ponte Preta fez o quarto. Vitor Mendes cortou mal na defesa catarinense e Moisés marcou com tranquilidade.
Com quatro gols sofridos, o goleiro alvinegro Rodolfo Castro não voltou do intervalo e foi substituído por Vitor Caetano no segundo tempo. Aos 10 minutos, o Figueira ensaiou reação. Nonato recebeu na entrada da área e descontou o placar com um golaço. Mas a goleada teria contornos ainda mais dramáticos.
> Brunetti é anunciado por clube da Eslováquia; Figueirense mantém 20%
Aos 22 minutos da etapa complementar, Camilo cruzou para Ernandes, de cabeça, marcar o quinto gol da Ponte Preta. Em ritmo de treino, os visitantes fizeram mais um aos 30. Moisés bateu no ângulo de Vitor Caetano e deixou seu terceiro na partida. O placar foi fechado com um sétimo gol, de pênalti, aos 42 minutos. Camilo marcou e encerrou o sofrimento alvinegro.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica
FIGUEIRENSE (2)
Rodolfo Castro (Vitor Caetano); Éverton Santos, Vitor Mendes, Victor Oliveira e Renan Luís; Matheus Neris (Davi Kuhn), Nonato, Dudu (Jhonatan); Erison, Diego Gonçalves (Bruno Michel) e Geovane Itinga. Técnico: Jorginho.
PONTE PRETA (7)
Guilherme; Léo Pereira, Rayan (Thiago Lopes), Ruan Renato e Ernandes (Jean Carlos); Barreto, Igor Maduro (Léo Naldi) e Camilo; Guilherme Pato (Pedrinho), Tiago Orobó (Faye) e Moisés. Técnico: Fábio Moreno.
Leia mais
> Figueirense renova com o técnico Jorginho para a temporada 2021