A palavra de ordem no Figueirense é recomeço. Eliminado da Copa do Brasil no meio de semana após derrota por 1 a 0 para o Luverdense, que tirou a invencibilidade da equipe na temporada, o Alvinegro volta a campo neste domingo. Às 17h, o time comandado por Hemerson Maria recebe o Criciúma, no Orlando Scarpelli, pela 10ª rodada, que abre o returno do Campeonato Catarinense, disposto a defender a liderança isolada.

Continua depois da publicidade

Com 18 pontos, o Figueirense está empatado com a Chapecoense, mas leva vantagem no saldo de gols e, por isso, é o líder graças ao critério de desempate. Apesar do abatimento com o primeiro resultado ruim no ano e que impediu a classificação, além da garantia financeira de R$ 1,4 milhão, os jogadores levantam a cabeça e focam o compromisso pelo Estadual. O volante Zé Antônio reconhece que o momento é de entrega.

– Não tem mais Copa do Brasil. Agora é um clássico e vamos defender a liderança. Precisamos ter tranquilidade jogando diante do torcedor. Não temos tempo para lamentação. Os torcedores estão nos apoiando depois do começo sob desconfiança. A liderança é nossa por merecimento. Em campo, vamos continuar lutando para nos manter no topo – falou Zé Antônio.

Do time que jogou em Lucas do Rio Verde pela Copa do Brasil, o técnico Hemerson Maria avalia trocar algumas peças. O volante Kauê, que tem atuado improvisado na lateral direita, pode dar espaço para o lateral de origem Alemão Teixeira. No ataque, Willian Popp tenta permanecer na equipe titular. Mas Yuri busca retomar a posição entre os titulares do Alvinegro. A definição ocorrerá momentos antes de a bola rolar.

Diferente do Figueirense, o Criciúma chega para o confronto animado depois da classificação na Copa do Brasil, mas com os pés no chão. O capitão Luiz, que defendeu dois pênaltis na decisão de quinta-feira contra o Oeste, espera um adversário pressionado por ter sido eliminado da competição nacional.

Continua depois da publicidade

– Dá moral, mas a gente sabe que pressão maior está em cima do clássico, não vencemos nenhuma ainda, e isso está pegando bastante. Com essa moral elevada, tem que chegar no clássico e realmente buscar um resultado que seja a vitória para encostar no G-4, a mentalidade é essa. Não pode deixar a empolgação elevar e ser surpreendidos por nós mesmos. A dificuldade de manter sequência é muito grande, e a gente vai cobrar isso agora – comentou o capitão.

O Tigre tem nove pontos, somente três a mais que o Metropolitano, time que abre a zona de rebaixamento. Na sexta colocação, a busca pela vitória se faz necessária principalmente para não se afastar do G-4, pois a distância em relação ao quarto colocado Marcílio Dias é de cinco pontos.

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE X CRICIÚMA

FIGUEIRENSE

Denis; Kauê (Alemão Teixeira), Ruan Renato, Pereira e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho e Patrick; Willian Popp (Yuri), Alípio e Matheus Lucas. Técnico: Hemerson Maria.

CRICIÚMA

Luiz; Maicon, Sandro, Federico Platero e Marlon; Zé Augusto, Eduardo e Daniel Costa; Andrew, Reis e Julimar. Técnico: Doriva.

Continua depois da publicidade

ARBITRAGEM: Rafael Traci, auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Thiago Americano Labes.

DATA E HORÁRIO: domingo, às 17h.

LOCAL: Orlando Scarpelli, em Florianópolis.