Os técnicos de Figueirense, Argel Fucks, e Chapecoense, Jorginho, jogaram juntos em 1999 no Santos. Amigos do futebol, se reencontraram pela a primeira vez como treinadores no Estádio Orlando Scarpelli. E quem se deu melhor foi o comandante alvinegro.

Continua depois da publicidade

::: AO VIVO: acompanhe o pós-jogo direto do Scarpelli

::: Confira como foi o jogo lance a lance

A estratégia de Argel para a segunda etapa foi certeira. Colocou o time para jogar com três atacantes, abusando das jogadas pelos lados do campo. E foi assim, em um contra-ataque veloz, que Marcão recebeu ótimo passe de Pablo para marcar o gol da vitória alvinegra, por 1 a 0, e que deixa o Furacão a cinco pontos do rebaixamento. Já o Verdão do Oeste vê o Coritiba ultrapassa-lo e está apenas dois pontos do Z-4.

Continua depois da publicidade

Erro fatal

A derrota para o Flamengo por 3 a 0 no Maracanã, na 32ª rodada, fez o técnico da Chapecoense, Jorginho, mudar o estilo de jogo do time para enfrentar o Figueirense. Com três volantes e apenas um armador no meio de campo, o treinador do Verdão planejou jogar no contra-ataque.

A tática foi bem executada no primeiro tempo. O Alvinegro pouco conseguiu criar oportunidades de gol e a equipe do Oeste foi mais perigosa. Porém, a Chape tem muito a lamentar. Aos 27 minutos, Ricardo Conceição perdeu a grande chance do time abrir o placar. Em veloz contra-ataque, Júnior Timbó ficou cara a cara com Tiago Volpi, o camisa 10 cruzou para Ricardo Conceição que sozinho chutou para fora.

A falha de Conceição custou caro para a Chapecoense. O time do Oeste não criou mais nenhuma oportunidade clara de gol e viu o domínio do Figueira crescer no jogo. A entrada de Pablo no segundo tempo deixou a equipe da Capital com três atacantes. Argel colocou o time para cima e aos 18 minutos, em um contra-ataque, Clayton recebeu no meio de campo tocou para Pablo que passou por Jussandro e cruzou para Marcão, de letra, marcar um golaço.

Continua depois da publicidade

Agora, o Figueirense está há duas vitórias da tranquilidade. Já o Verdão do Oeste tem muito a lamentar, o time encostou no Z-4 e ainda precisa de três vitórias nos últimos cinco jogos para conseguir permanecer na elite do futebol nacional.

::: Veja a tabela de classificação do Brasileirão

::: Com muitas semelhanças, Figueirense e Chape se enfrentam

Na próxima rodada, a Chapecoense recebe o Vitória, adversário direto na luta contra o rebaixamento, na Arena Condá, domingo às 19h30min. O Figueirense visita o Atlético-MG no Independência, também no domingo às 19h30min.

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE

Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno, Roberto Cereceda; Dener, Jefferson (Felipe), Marco Antônio, Léo Lisboa (Pablo); Clayton e Marcão

Continua depois da publicidade

Técnico: Argel Fucks

CHAPECOENSE

Danilo; Fabiano, Rafael Lima, Grolli, Jussandro; Bruno Silva, Diones (Zezinho), Ricardo Conceição, Júnior Timbó (Fabinho Alves); Leandro (Bruno Rangel) e Tiago Luís

Técnico: Jorginho

Gol: Marcão (F), aos 18 minutos do 2º tempo

Cartões amarelos: Clayton, Thiago Heleno, Marco Antônio e Roberto Cereceda (F)

Arbitragem: Héber Roberto Lopes, auxiliado por Kléber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock (trio de SC)

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis

Público: 15.552

Renda: R$ 136.825,00