Jejum encerrado. O Figueirense voltou a vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Fez valer a força fora de casa para encerrar a seca de vitórias que chegou a quatro jogos. Na noite desta terça-feira, no Brinco de Ouro, bateu o Guarani por 3 a 2. O Alvinegro tomou empate nas duas primeiras vezes em que esteve na frente do placar. No entanto, no segundo tempo, Henan marcou o gol que cravou o triunfo do Figueira, agora a um ponto do G-4.

Continua depois da publicidade

O Figueirense volta a jogar na terça-feira seguinte. Às 19h15min, recebe o Vila Nova no Orlando Scarpelli na tentativa de seguir na briga por espaço dentro do G-4. No mesmo dia, às 20h30min, o Guarani vai encarar o Paysandu na Curuzu.

O jogo

Desde o Campeonato Catarinense o zagueiro Henrique Trevisan não era titular. Apareceu no Brinco de Ouro como lateral-esquerdo, para suprir ausência no setor, e no meio da área aos sete minutos de jogo para colocar o Figueirense na frente no placar. Batido o escanteio por Diego Renan, o zagueiro saltou mais do que todo mundo e testou a bola para o fundo das redes. A equipe alvinegra diminuiu o interesse pelo ataque, mas logo teria de retomá-lo. O Guarani avançava e conseguiu o empate aos 20. Willian Oliveira bateu pro gol e Nogueira cortou. Mas o bloqueio virou assistência para Rafael Longuine, sozinho, cutucar e igualar.

Continua depois da publicidade

O Figueira, então, foi para cima e uma boa jogada coletiva terminou no barbante, aos 29. Na frente da área, Henan recebeu e tocou de calcanhar para Gustavo Ferrerais encher o pé, vazar Oliveira – que deixou a bola passar por baixo do corpo – e recolocar o time preto e branco na frente. Quatro minutos depois, por muito pouco Henan não ampliou. Ele puxou o contra-ataque, recebeu de Renan Mota em profundidade e foi na cara do goleiro para encobri-lo. Caprichosamente, a bola bateu na trave e foi afastada pela defensiva de verde. O Bugre seguiu em cima: arriscava de fora e assustava. Mas aos 42, alcançou nova igualdade. Matheus Oliveira recebeu na área e mandou cruzado e rasteiro. A redonda só parou quando tocou o lado de dentro das redes.

As equipes voltaram do descanso sem alterações. O jogo retomou a pegada, mas o primeiro lance de perigo custou a surgir. Mas quando apareceu, aos 11, Henan não desperdiçou. Renan Mota enfiou rasteira e dois defensores de verde não conseguiram o corte. A bola se apresentou limpa ao centroavante e ele bateu na saída do goleiro para botar o Figueirense pela terceira vez na frente do marcador. Mas depois deste gol a equipe alvinegra conseguiu controlar o placar: não permitiu pressão do Guarani e ainda tentou encaixar jogadas de ataque. Entre as trocas do time casa, a última foi a entrada do ex-Figueira Marcão. Depois do adversário efetuar as três mudanças que o técnico Milton Cruz passou a mexer. Colocou André Luis e Maikon Leite para dar novo fôlego, Eduardo para reforçar a zaga e assegurar a quarta vitória como visitante nesta Série B. 

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE
Denis; Diego Renan, Cleberson, Nogueira e Henrique Trevisan; Zé Antônio, Matheus Sales, Patrick (Maikon Leite), Renan Mota e Gustavo Ferrareis (Eduardo); Henan (André Luis). Técnico: Milton Cruz.
GUARANI
Oliveira; Kevin, Everton Alemão, Edson Silva e Pará; Willian Oliveira (Guilherme), Ricardinho, Denner (Rondinelly) e Rafael Longuine; Matheus Oliveira (Marcão) e Bruno Mendes. Técnico: Umberto Louzer.

Continua depois da publicidade

GOLS: Henrique Trevisan, aos 7/1T, Gustavo Ferrareis, aos 29/1T, e Henan, 11/2T (F). Rafael Longuine, aos 20/1T, e Matheus Oliveira, aos 42/1T (G).
CARTÕES AMARELOS: Matheus Oliveira e Rondinelly (G). Matheus Sales e Renan Mota (F). 

ABITRAGEM: Denis da Silva Ribeiro Serafim, auxiliado por Pedro Jorge Santos de Araujo e Rondinelle dos Santos Tavares (trio de AL).
BORDERÔ: 3.824 torcedores (pagantes) para a renda de R$ 47.528,00.
LOCAL: Brinco de Ouro, em Campinas (SP).

Confira a tabela da Série B do Brasileiro 2018
Leia mais sobre o
Figueirense