O Figueirense empatou com o Avaí dentro de casa e deixa de assumir a liderança do campeonato Catarinense. Jogo termina em 2 a 2 após partida truncada e muitos cartões.

Continua depois da publicidade

“Vantagem” Alvinegra

O primeiro tempo do clássico de número 398 entre Figueirense e Avaí teve ingredientes típicos da disputa histórica que representa. O Figueirense, vindo de uma boa fase com apenas duas derrotas no campeonato e jogando em casa, possuía uma virtual vantagem sobre o rival Avaí, que apesar de pisar em campo após uma vitória de goleada sobre o Marcílio Dias, precisava vencer o clássico de qualquer maneira e espantar a maré de azar no campeonato Catarinense. Não fosse o primeiro lance do jogo ter resultado em gol para o time da casa, seria considerado mentira, neste 1º de abril, dizer que o Alvinegro terminou o primeiro tempo com vantagem na partida.

Logo no início do primeiro tempo, aos dois minutos de jogo, após um ataque do Alvinegro, a bola sobrou para o atacante Aloísio, que, sem ângulo, abriu o placar deixando 1 a 0 para a equipe da casa. E só. O Figueirense criou muito pouco durante o primeiro tempo, deixando o Avaí jogar e chegar com perigo ao gol, dando bastante trabalho para o goleiro Wilson. Aos 12 minutos, Cléber Santana chuta forte de fora da área e com 15 minutos, Nunes marca gol para o Leão, sendo anulado em seguida pelo árbitro. E foi só o início da pressão azurra.

Com 16 minutos, o Robinho chuta na trave, quase convertendo para o Avaí, e a equipe continua criando boas jogadas no meio-campo. Aloísio, autor do gol, perde uma boa oportunidade aos 25 minutos de jogo. E, novamente, o Figueirense apaga.A equipe alvinegra não criou muitas oportunidades e ofereceu pouco perigo para o gol avaiano.

Continua depois da publicidade

Nesta primeira etapa, foram quatro cartões no jogo, dois para cada lado e todos bem marcados pelo juiz Bráulio da Silva Machado. Ygor e Canuto levam amarelo do lado alvinegro, e ficam suspensos para o próximo compromisso. Do lado azurra, Bruno e Leandro Silva levam cartão. Apenas uma substituição na primeira etapa: Toró sai de campo após uma entrada dura, sendo substituído por Doriva.

Pressão Azurra

A equipe do Avaí continuou pressionando durante o segundo tempo. Entretanto, a sorte parecia estar a favor do time da casa: novamente, logo no início do segundo tempo, o Figueirense amplia o placar para 2 a 0, após cobrança de pênalti de Júlio César.

O Figueirense deu a impressão de ter acordado no segundo tempo, criando mais no meio-campo e utilizando muito bem os lançamentos longos. Mas não foi o suficiente para conter a crescente pressão do Leão da Ilha, que apresentou boas jogadas de contra-ataque. Aos 12 minutos, Nunes marca para o Avaí, concretizando o esforço de empate da equipe no primeiro tempo. Após deixar o jogo em 2 a 1 para a equipe da casa, o Avaí empata aos 39 minutos com um gol de Cléber Santana para a equipe azurra.

Assista aos gols da partida

Veja as fotos do clássico

O jogo continuou truncado até o final da segunda etapa, com empate na noite de clássico no Scarpelli. O Avaí, que precisava da vitória, ficou com um empate, 11 pontos e segue em quinto lugar na tabela. O Figueirense, após uma atuação mediana no clássico, perdeu a oportunidade de assumir a liderança do returno, fica com 14 pontos e com o terceiro lugar na tabela.

Continua depois da publicidade

O segundo tempo foi visivelmente mais disputado do que o primeiro tempo. Entradas duras e jogadas disputadas de ambos os lados. Foram seis cartões. Do lado Alvinegro, Pablo e Guilherme Santos levam um amarelo cada e ficam suspensos. Do lado Azurra, Pirão, Nunes, Felipe Alves e Robinho levaram amarelo – sendo o terceiro de Robinho, também suspenso.

Ficha Técnica

Figueirense: Wilson; Pablo, Canuto, Sandro, Guilherme Santos; Ygor (Luiz Fernando), Túlio, Toró (Doriva), Roni; Aloísio, Júlio César (Guilherme Lazzaroni)

Avaí: Diego; Arlan, Renato santos, Leandro Silva, Aelson (Maurício); Bruno, Pirão, Cleber Santana, Robinho (Diego Palhinha); Nunes, Felipe Alves (Laércio)

Arbitragem: Braulio da Silva Machado. Auxiliado por Kleber Lúcio Gil e José Roberto Larroyd

Gols: Aloísio (02′ – 1º tempo), Júlio César (04′ – 2º tempo), Nunes (12′ – 2º tempo), Cléber Santana (39′ – 2º tempo)

Continua depois da publicidade

Cartões Amarelos:

Avaí – Bruno, Leandro Silva, Robinho, Felipe Alves, Pirão, Nunes

Figueirense – Ygor, Canuto, Pablo, Guilherme Santos

Público: 15.551

Renda: R$ 218,955