Já rebaixado, o Figueirense perdeu para o Santos na Vila Belmiro cheia pelo placar de 2 a 0 em uma das rodadas finais do Brasileirão 2012.

Continua depois da publicidade

Abrindo o placar

Na primeira etapa de jogo na Vila Belmiro neste sábado, o Figueirense não conseguiu se impor em campo contra o Santos de Neymar e acabou tendo sua atuação abafada pela equipe coesa do Peixe. Logo aos sete minutos de jogo, Jackson leva o primeiro amarelo da partida por derrubar Neymar perto da entrada da área. Com 14 minutos, Américo pára Felipe Anderson com outra falta na entrada da área. Foi com esta atuação acuada que o Figueirense fez o primeiro tempo na Vila, em uma das últimas rodadas na Série A. Para piorar a situação, o Figueirense perde uma grande chance de gol com Aloisio, aos 21 minutos.

O Santos, por sua vez, via dificuldades com a marcação do Figueirense sobre Neymar, mas conseguiu contornar este problema com criatividade e bom toque de bola. A saída de bola pela ala esquerda era melhor para o Peixe, que explorou bem as possibilidades neste setor.

O gol do Santos, no entanto, saiu em uma jogada pela direita, com Pato Rodrigues, o Patito, levando uma cheia Vila Belmiro ao grito de gol, com um toque de letra que foi parar no fundo da rede. No fim do primeiro tempo, Bruno Peres ainda arrisca para o Santos, sem sucesso. Ao Figueirense, sobrou, na primeira etapa, conter os contra-ataques e criar algumas poucas jogadas sem muito resultado. É importante observar que algumas chances claras do Santos foram anuladas pelo juiz que acusou falso impedimento em pelo menos duas jogadas regulares do Peixe.

Continua depois da publicidade

Ampliando o placar

No segundo tempo a situação que era vista no primeiro tempo não ficou muito diferente. A equipe do Figueirense, que já não fazia uma boa partida no primeiro tempo, fez um segundo tempo apático. O Santos conseguiu dominar o meio-campo, deixando pouco espaço para a criação do Alvinegro na Vila Belmiro.

Aos 9 minutos do segundo tempo, Deretti faz a sua única jogada de destaque na partida, pela ala direita, mas cruza muito alto para os companheiros que acompanhavam a jogada dentro da zaga. Não demorou muito tempo, portanto, para o Santos ampliar o placar. Após um bate-rebate dentro da área, Tiago Volpi defende um chute de Felipe Anderson, mas não é capaz de conter o segundo chute do mesmo jogador no rebote. 2 a 0 para a equipe da casa, que jogava com a empolgação de mais de 10 mil torcedores na Vila. No restante da partida, o que se viu foi o domínio da partida por parte do Peixe, que concluiu o jogo sem muitas dificuldades para chegar ao gol Alvinegro.

Esta foi a 20ª derrota do Figueirense na Série A. A equipe, que já estava rebaixada, deu oportunidades para jogadores da base mostrarem trabalho contra a equipe de Neymar, mas não fizeram o suficiente para conseguir um resultado positivo e trazer três pontos neste fim de competição para o Figueirense em 2012. Dentre os novatos que jogaram na Vila o destaque do Figueirense é Volpi, que apesar dos dois gols sofridos, demonstrou segurança na grande maioria das jogadas.

Ficha Técnica

Santos (2)

Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval, Juan; Henrique, Arouca, Pato Rodrigues, Felipe Anderson; André (Vítor Andrade), Neymar

Continua depois da publicidade

Técnico: Muricy Ramalho

Figueirense (0)

Tiago Volpi; Léo, Gutti, Américo e Hélder; Jackson, Claudinei (Diogo) Túlio e Bruno Nazário; Deretti (William Pottker) e Aloisio (Héber)

Técnico: Fernando Gil

Amarelos: Jackson, Américo, Guti (FIG) Neymar, Pato Rodrigues (SAN)

Gols: Pato Rodrigues, Felipe Anderson

Público: 10.013

Arbitragem: Cláudio Francisco Lima e Silva, auxiliado por Adson Márcio Lopes Leal e Clóvis Amaral da Silva

Horário: 19h30min

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)