A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta segunda-feira o ranking nacional de clubes de 2015. Neste ano, o Avaí caiu quatro posições, chegou à 27ª e deixou de ser o catarinense mais bem colocado no levantamento da CBF. Quem assume a liderança é o Figueirense, com a 21ª colocação dentre 230 clubes.
Continua depois da publicidade
Já a maior ascensão foi da Chapecoense. Em um ano, o time do Oeste pulou 11 colocações e chegou a 30ª. Depois do título da Série B, o JEC também deu um salto na comparação com o levantamento de 2013 e alcançou a 33 posição, dez a mais do que no ano passado.
Apesar do rebaixamento antecipado, o Criciúma ficou uma posição mais alta e completou o Ranking Nacional de Clubes como o segundo melhor catarinense, na 25ª posição.
Cruzeiro lidera
Continua depois da publicidade
Com o título do Brasileiro e o vice-campeonato na Copa do Brasil, o Cruzeiro chegou aos 15.328 pontos. O Corinthians é o segundo colocado, seguido pelo Flamengo e pelo Grêmio, que soma 13.992 pontos.
O ranking de clubes leva em consideração as cinco últimos temporadas, apenas com os resultados em competições nacionais – campeonatos estaduais e continentais não são considerados. Além disso, os anos mais recentes têm peso maior.
Confira o ranking de todos os clubes