O suficiente para o Figueirense manter a liderança, mas não para o Metropolitano sair da zona de rebaixamento. Assim foi o empate em 1 a 1 entre os times, na noite desta quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A partida, válida pela quinta rodada da competição, teve gols de Matheusinho, para o time da Capital, no primeiro tempo, e Paulinho, para o Metrô, na segunda etapa.
Continua depois da publicidade
Com o resultado, o Figueirense chegou a 13 pontos e continua na liderança, mas perdeu os 100% de aproveitamento na competição. Com o empate da Chapecoense com o Tubarão, por 3 a 3, o alvinegro da Capital manteve os dois pontos de vantagem na classificação sobre o time do Oeste, que é o segundo colocado. Já o Metropolitano continua na penúltima colocação, com três pontos somados, um a mais que o Tubarão, hoje o lanterna com dois. Em compensação, o Metrô conseguiu marcar o primeiro gol no campeonato, depois de quatro jogos em branco.
O duelo que acabou com as equipes em lugares opostos da classificação, na liderança e na lanterna, começou com certo equilíbrio. Nos 10 primeiros minutos, o Figueirense teve mais posse de bola e tentou criar oportunidades pela direita, mas o Metrô também tentava criar no meio-campo. A primeira chance clara ocorreu aos 11 minutos, quando o lateral do Figueirense Breno chutou de fora da área e obrigou Igor Koehler a mandar para escanteio.
Aos 14, Guilherme cruzou da esquerda para Matheusinho, que cabeceou no centro do gol. Igor novamente evitou o gol. Dois minutos depois, Trípodi se livrou da marcação na entrada da área e bateu forte para o gol, na primeira chance dos visitantes no jogo. Denis espalmou para escanteio.
Aos 25, uma falha na zaga do Metrô permitiu que o Figueira abrisse o placar em um jogo até então não muito desigual. O lateral do Metrô Jeffinho recuou curto para o zagueiro Persuhn. Antes que ele chegasse na bola, o atacante do Figueira, Matheus Lucas, se antecipou, rouba a bola e rola para Matheusinho, que bateu firme para abrir o marcador: 1 a 0 Figueirense.
Continua depois da publicidade
Depois do gol, o Metropolitano se abateu e o Figueira criou mais chances de ampliar. O meia Netinho, do Metrô, saiu machucado e fez os visitantes perderem parte da presença no meio-campo. Antes do intervalo, Ari Moura teve uma chance de empatar, mas parou no goleiro Denis e em um corte do zagueiro Pereira.
No segundo tempo, o Metropolitano foi quem levou mais sustos ao gol adversário no começo da segunda etapa. A chance do gol caiu nos pés de Ari Moura aos 13 minutos, após cruzamento de Paulinho. Ele encheu o pé no meio do gol, e Denis fez a defesa.
A melhora do Metropolitano na segunda etapa foi premiada com o empate aos 22 minutos. Paulinho recuperou a bola ainda na defesa e puxou contra-ataque para o Metropolitano. Em uma arrancada estilo Forrest Gump, o lateral cruzou todo o campo de ataque. Na entrada da área, rolou para Trípodi, que tentou devolver. A bola desviou no zagueiro do Figueira e sobrou para o próprio Paulinho, que marcou o primeiro gol do Metropolitano no campeonato, depois de 428 minutos em branco. O camisa 2 ainda teve fôlego para correr um pouco mais, desta vez até o banco de reservas, para abraçar os companheiros.
Aos 36, Paulinho lesionou o braço e, por já ter feito as três substituições, o Metrô ficou com um a menos. Mesmo assim, teve a chance da virada aos 43, quando Ruan puxou contra-ataque pela esquerda e bateu cruzado, em chute defendido por Denis, que mandou para escanteio. Antes do apito final, o Figueira ainda quase conseguiu a vitória em chute de Yuri, que Igor Koehler salvou. Mas o placar terminou com o empate em 1 a 1, que se não resolveu a vida de nenhum dos times, ao menos não comprometeu os planos para a reta final do primeiro turno.
Continua depois da publicidade
Principais lances | Primeiro tempo
11’: Breno chuta de longe, e Igor Koehler defende, mandando para escanteio.
14’: Guilherme cruza pela esquerda para Matheusinho, que cabeceia para o gol. Igor Koehler defende com segurança.
16’: Trípodi recebe na entrada da área, sai da marcação e bate para o gol. Denis espalma para escanteio.
25’, GOL: Matheusinho. Jeffinho recua curto para o zagueiro Persuhn. Matheus Lucas chega antes que ele, rouba a bola e rola para Matheusinho, que só tem o trabalho de chutar para abrir o placar: 1 a 0 Figueirense.
Continua depois da publicidade
34’: Weverton chuta de longe em descida pelo lado direito, mas Igor defende.
42’: Ari Moura invade a área e bate para o gol. Na sobra, Pereira corta quando Ari tentava arrematar e alivia para o Figueirense.
Segundo tempo
13’: Paulinho cruza pela direita, a bola passa por toda a área e sobra para Ari Moura, que enche o pé, mas em cima de Denis, que faz a defesa e manda para escanteio.
15’: Na cobrança de escanteio, a bola cai no pé de Trípodi e sobra para Ari Moura, que bate, mas é travado para o zagueiro.
22’, GOL: O lateral Paulinho recupera a bola ainda na defesa e puxa contra-ataque para o Metropolitano, cruzando todo o campo de ataque. Na entrada da área, ele rola para Trípodi, que tenta devolver. A bola bate no zagueiro e sobra para o próprio Paulinho, que chuta para marcar o primeiro gol do Metropolitano no campeonato.
Continua depois da publicidade
36’: Após cruzamento da direita, a bola sobra para Gabriel, na entrada da área, mas o meio-campo chute para fora
43’: Ruan puxa contra-ataque pela esquerda e bate cruzado, Denis apenas desvia com a mão, o suficiente para evitar o gol e mandar para escanteio
Ficha técnica
Figueirense
Denis; Weverton, Alemão, Pereira e Breno; Jean, Elias, Júlio Rusch (Gabriel), Guilherme (Patrick) e Matheusinho (Yuri); Matheus Lucas.
Técnico: Hemerson Maria
Metropolitano
Igor Kohler; Paulinho, Café, Persuhn (Wesley) e Jeffinho; Leandro Melo (Negueba), Schmoller, Netinho (Ruan); Ari Moura, Ângelo e Trípodi.
Continua depois da publicidade
Técnico: Marcelo Mabília
Arbitragem: Marcos Vinícius de Oliveira, auxiliado por José Roberto Larroyd e Carlos Felipe Schmidt
Gols: Matheusinho (F), aos 25 do primeiro tempo, e Paulinho (M), aos 22 do segundo
Cartões amarelos: Júlio Rusch, Matheusinho (F), Netinho, Persuhn (M)
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis