Figueirense e Chapecoense, líder e vice-líder do Catarinense 2019, têm pela frente adversários que acabaram no ano passado com o que os times preservam nesta edição do campeonato: a invencibilidade. Figueira e Chape tiveram a série sem derrotas destruídas por Joinville e Hercílio Luz, respectivamente. Justamente os rivais que encontram neste sábado, pela sexta rodada da competição.

Continua depois da publicidade

Em 2018, a equipe alvinegra teve a maior sequência invicta. Da estreia até ser derrotado pelo JEC foram 14 jogos do Catarinense sem sofrer revés. Então comandado pelo técnico Milton Cruz, o Figueirense chegou ao confronto na Arena Joinville – palco do duelo deste fim de semana – com a campanha de oito vitórias e seis empates.

Na 15ª rodada daquele Estadual, era o segundo colocado (três a menos que a Chape) quando foi ao Norte de Santa Catarina, para duelo pelo segundo turno. Rafael Grampola, que veste tricolor na atual competição, fez o gol do 1 a 0 para os mandantes. O jogo da sexta rodada do Catarinense 2019 está marcado para as 19h deste sábado.

Já a Chapecoense perdeu a invencibilidade ainda no primeiro turno, no primeiro encontro que teve com o Hercílio Luz e também pela sexta rodada da competição. O Verdão havia vencido quatro jogos e empatado um quando foi a Tubarão na condição de líder. O time misto, por conta do segundo jogo do mata-mata da pré-Libertadores, diante do Nacional-URU, dias depois, foi batido por 1 a 0, gol do centroavante Lima, que deve estar em campo no reencontro entre os times.

Então comandada por Gilson Kleina, a Chape perdeu a liderança para o Figueirense por conta do resultado negativo no Sul de Santa Catarina. Vale lembrar que os dois times se distanciaram nas duas primeiras colocações, a Chapecoense retomou o primeiro lugar e foi mandante da final em jogo único em que o Figueirense venceu e foi campeão estadual. Neste sábado, no entanto, o confronto entre a equipe de Chapecó e o Hercílio Luz será na Arena Condá, às 17h.

Continua depois da publicidade

Passadas apenas cinco rodadas, o cenário é parecido para Chapecoense e Figueirense em relação ao ano passado. Neste momento da competição, os times estavam empatados com 13 pontos e lideravam. O Verdão estava na frente por um gol a mais de saldo. Neste Catarinense 2019, é o Figueira que ocupa a primeira colocação, também com 13 pontos, dois a mais que a Chape.

Porém, nesta edição, a fase decisiva é diferente. Os dois primeiros colocados são mandantes nas partidas de semifinal, em confronto único. Os vencedores destes duelos fazem a decisão, também em apenas uma partida.