Figueirense de um lado e Avaí do outro em um campo de futebol é sinônimo de rivalidade. Como se não bastasse, o primeiro Clássico de Florianópolis neste ano vale a liderança do Campeonato Catarinense 2019. Os times se enfrentam às 17h deste domingo, no Orlando Scarpelli. O mandante da partida é o primeiro colocado antes do início da quarta rodada com nove pontos e 100% de aproveitamento. O visitante é segundo após os três primeiros jogos, com sete somados, e adentra ao gramado como o melhor ataque do Estadual, com oito gols marcados.
Continua depois da publicidade
Fazia tempo que um clássico não tinha mais que a rivalidade em disputa. Em 2015 o embate entre os times valia a passagem para a terceira fase da Copa do Brasil. O Leão ganhou a primeira, por 1 a 0, mas foi eliminado pelo 2 a 0 do Furacão no segundo jogo. Antes disso, houve os encontros pelo título estadual de 2012. No primeiro jogo, o Avaí venceu por 3 a 0 na Ressacada e depois por 2 a 1 no Orlando Scarpelli para levantar o caneco do futebol de Santa Catarina. A equipe azurra era comandada por Hemerson Maria, em seus primeiros jogos da carreira.
Neste domingo, o treinador volta a disputar um clássico. Este será o primeiro dele com a equipe principal do Figueirense. Formado como atleta e como técnico na base do Alvinegro, começou no profissional do arquirrival, passou pelo Joinville, Fortaleza e Vila Nova até voltar para casa com a missão de alcançar resultados em campo para dar força na reestruturação administrativa e financeira do Figueira. O desafio é difícil, mas ele dá conta do recado até aqui. O Furacão venceu os três primeiros jogos e, por isso, está na dianteira do Catarinense 2019.
Na área técnica ao lado da de Hemerson Maria estara Geninho, que vai para seu quarto clássico como treinador. O primeiro foi em 2015, empate em 1 a 1 pelo Catarinense, e os outros dois foram na Série B do ano passado, com uma vitória e uma derrota, ambas por 1 a 0. Assim como o treinador adversário, também tem identificação com o clube que comanda. É a segunda passagem dele e em ambas ficou marcado como o comandante de dois acessos para a elite à Série A do Campeonato Brasileiro, em 2014 e no ano passado.
Mistério nas escalações
Técnico do Figueirense, Hemerson Maria prefere o adversário em dúvida. Não faltam interrogações na escalação alvinegra. A defesa deve ser a mesma de jogos anteriores, mas do meio para frente poderá haver mudança. Maria fez teste na escalação em treino da sexta-feira. Rubens, Matheus Lucas e João Diogo, destaque do time na Copinha, apareceram na formação durante atividade.
Continua depois da publicidade
Pelo lado do Avaí, o técnico Geninho usa das circunstâncias para fazer mistério. A começar pelo gol. Vladimir não está disponível, Glédson foi regularizado, mas Léo Lopes esteve na equipe titular no treino de sexta-feira. Nas demais posições, foram os atletas que começaram as duas primeiras partidas do Estadual.
FICHA TÉCNICA – Figueirense x Avaí
FIGUEIRENSE
Denis; Kauê, Alemão, Pereira e Matheus Destro; Zé Antônio, Betinho e Patrick; Alípio, Yuri e Matheus Lucas. Técnico: Hemerson Maria.
AVAÍ
Vladimir; Alex Silva, Marquinhos, Betão e Igor Fernandes; Matheus Barbosa, Pedro Castro e João Paulo; Getúlio, Daniel Amorim e Jones Carioca. Técnico: Geninho.
ARBITRAGEM: Rodrigo D’Alonso Ferreira, auxiliado por Helton Nunes e Johnny Barros de Oliveira.
DATA E HORA: às 17h deste domingo.
LOCAL: Orlando Scarpelli, em Florianópolis.