Estão definidas as 20 equipes que vão disputar a Série C do Campeonato Brasileiro 2022. Os últimos clubes confirmados foram Remo e Vitória, rebaixados na Série B junto com Brasil-RS e Confiança após os jogos deste domingo (28). Ainda não é possível dizer que o Figueirense já conhece os seus adversários na primeira fase, mas algumas viagens devem ser mais longas do que os trajetos para a disputa da competição neste ano.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp
O Furacão teve como adversários, na primeira fase da terceira divisão nacional, times do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo – além do Criciúma, que conquistou o acesso. Porém, para 2022, a Série C terá nove equipes da região Nordeste do país e três do Norte. Serão sete clubes ao todo do Sudeste e Sul, além da Aparecidense (GO), que foi a campeã da Série D e vai entrar como a única representante da região Centro-Oeste.
A tendência da Série C é de regionalização para encurtar distâncias (e baratear custos). O formato atual é de dois grupos com dez times cada. Porém, este ano, Volta Redonda (RJ) e Tombense (MG) foram colocados na chave com os clubes do Norte e Nordeste. Assim, para a conta fechar, o Figueira deve possivelmente receber integrantes de fora do Sul-Sudeste na primeira fase, se o modelo da competição for mantido para 2022.
> Roberto Alves: o futuro do Figueirense após o título da Copinha e a saída de Jorginho
Continua depois da publicidade
Pelo critério da menor distância, os clubes que podem cair no grupo do Figueirense são o Vitória (Salvador fica a aproximadamente 2,6 mil km de Florianópolis), Confiança (são mais de 2,8 mil km distantes de Aracaju) e Aparecidense (Aparecida de Goiânia se localiza cerca de 1,5 mil km longe da capital catarinense). Se for usado um cálculo mais simples, as equipes do Norte podem ser incluídas na chave com Sul e Sudeste.
O calendário de 2022 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aponta o início da Série C em 10 de abril, com 26 datas – mesmo número do campeonato deste ano, mantendo novamente o intervalo de uma semana, em média, entre as rodadas. A previsão é que a final ocorra no dia 1º de outubro. A definição da fórmula e configuração do torneio deve ser divulgada apenas no ano que vem.
Clubes da Série C 2022:
Sul (4): Figueirense, São Jose-RS, Brasil de Pelotas e Ypiranga-RS
Sudeste (3): Volta Redonda, Botafogo-SP e Mirassol
Nordeste (9): Altos-PI, ABC-RN, Campinense, Botafogo-PB, Atlético-CE, Ferroviário-CE, Floresta-CE, Confiança-SE e Vitória
Continua depois da publicidade
Norte (3): Manaus, Paysandu e Remo
Centro-Oeste (1): Aparecidense-GO
Leia mais
Confira a tabela do Campeonato Catarinense 2022; temporada começa com clássico na Recopa