Há 41 dias o Figueirense vencia o Joinville e conquistava o título do Campeonato Catarinense. Foi a última vez que o Alvinegro jogou no Estádio Orlando Scarpelli. Na Série A, o Furacão vive um momento bem diferente do Estadual. Com apenas uma vitória, o time está na zona de rebaixamento. Punido pelo STJD com a perda de dois mandos de campo por causa de uma briga entre torcedores de Figueira e Avaí no Clássico da Série B de 2013, o Figueira teve que jogar longe de Santa Catarina perdeu duas vezes.

Continua depois da publicidade

? Acompanhe a partida lance a lance às 16h deste domingo

Neste domingo, o Furacão volta para casa. O retorno é ótimo, porque o Figueira, combalido pelas derrotas, precisa e muito do torcedor para vencer o Goiás. Ao lado dos alvinegros o Figueirense é forte, como mostra o levantamento feito pelo Diário Catarinense com todos os jogos do Furacão em seu estádio pela Série A. ?

A primeira vez

Continua depois da publicidade

O primeiro jogo do Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli pela Primeira Divisão foi em 26 de agosto de 1973, quando o Furacão disputou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro. O adversário foi o Coritiba e a partida terminou sem gols. O empate em 0 a 0 deixou o torcedor alvinegro decepcionado. ?

Gol histórico

O primeiro gol do Orlando Scarpelli na elite do Brasileiro foi do atacante Neilor. Um gol histórico marcado aos sete minutos do segundo tempo no empate por 2 a 2 com o Botafogo em 29 de agosto de 1973, apenas três depois da estreia na Série A. Este foi o único gol do atacante pelo Figueira no campeonato. ?

A maior goleada

Em novembro de 2003, o Figueirense venceu o Paysandu por 6 a 0 pelo segundo turno do Brasileirão. Essa foi a maior goleada aplicada pelo Alvinegro dentro do Scarpelli na Série A. Mas a mais famosa foi em cima do Palmeiras, em 2006, quando o Furacão bateu o Verdão por 6 a 1, a vitória derrubou o técnico Emerson Leão. ?

Continua depois da publicidade

O freguês

O Santos é o time que mais vezes perdeu para o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli no Campeonato Brasileiro. No total, foram nove partidas, com sete vitórias do Furacão e duas derrotas. O Peixe também é a equipe que o Alvinegro mais marcou gols: foram 16. Os santistas foram a rede 11 vezes. ?

Aloisio, o goleador

11 vezes Boi Bandido balançou as redes do Scarpelli. Ele é o maior artilheiro da história do estádio na Série A. Em segundo lugar vêm Fernandes e Edmundo empatados com nove gols cada.

Sempre presente

12 vezes houve confrontos entre Figueira e Cruzeiro. A Raposa é o time que mais jogou no Scarpelli.

Campeões mundiais

5 jogadores que foram campeões da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira já marcaram no Orlando Scarpelli: Edu (1970), Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e Kleberson (2002). ??

Continua depois da publicidade

?

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE

Thiago Volpi; Leandro Silva, Thiago Heleno, Marquinhos, Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto, Luan, Rivaldo, Giovanni Augusto; Ricardo Bueno e Éverton Santos

Técnico: Guto Ferreira

GOIÁS

Renan; Thiago Mendes, Jackson, Alex Alves, Juliano; Amaral, David, Ramón, Tiago Real, Esquerdinha; Danilo

Continua depois da publicidade

Técnico: Ricardo Drubscky

Arbitragem: Nielson Nogueira Dias (PE), auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Ricardo Bezerra

Horário: 16h

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis