Disputa aberta, com três times na luta por duas vagas na grande decisão do Campeonato Catarinense 2018. Líder e vice-líder, respectivamente, Figueirense e Chapecoense não conseguiram a vitória na 11ª rodada, disputada no fim de semana, e mantiveram as colocações e o ponto que os separa. No entanto, o Avaí conseguiu se aproximar da briga ao vencer fora de casa o Joinville. A tabela do Estadual reserva confrontos diretos entre os três times e devem ser decisivos para definir quais deles estarão na grande final da competição.

Continua depois da publicidade

Na edição deste ano, o Catarinense será decidido em jogo único. O líder após as 18 rodadas recebe em seu estádio o segundo colocado, e em caso de empate o campeão seria conhecido após as cobranças de pênaltis. Neste momento, o Figueira enfrentaria a Chape no Orlando Scarpelli. Mas ainda há sete jogos pela frente, e o Avaí no encalço.

O primeiro embate direto é no domingo, o clássico entre os dois times da Capital. Ainda há jogos no meio de semana, mas o confronto pode mexer com as posições dos times na parte de cima. Um triunfo dos visitantes no Orlando Scarpelli, ainda, pode fazer com que a lutar fique embolada, dependendo de outros resultados.

No entanto, a definição dos finalistas e o mando de campo da decisão tem tudo para ser ficar para os últimos dois jogos. É quando a Chapecoense enfrenta o Figueirense na Arena Condá e o Avaí na Ressacada. Até lá, a corrida pela grande final estará perto da linha de chegada e os dois duelos envolvendo o Verdão serão o sprint final.

Continua depois da publicidade

Figueirense

O maior desafio da equipe no segundo turno é enfrentar os considerados grandes jogando fora de casa, embora tenha clássico no Scarpelli. No primeiro e único duelo como visitante, porém, venceu o Criciúma.

CASA (77,8% aproveitamento)

Avaí, Inter de Lages e Hercílio Luz

FORA (73,3% aproveitamento)

Brusque, Joinville, Chapecoense e Concórdia

Chapecoense

Para levar a final para a Arena Condá, vai precisar elevar o aproveitamento como visitante. É o único que não desperdiçou pontos em casa, porém como visitante somou seis dos 15 disputados até agora.

CASA (100% aproveitamento)

Criciúma, Hercílio Luz e Figueirense

FORA (40% aproveitamento)

Joinville, Tubarão, Brusque e Avaí

Avaí

Para conseguir chegar ao menos em segundo, precisa de pouco mais do que vencer os confrontos diretos. Com quatro jogos em casa, necessita elevar o aproveitamento como mandante.

Continua depois da publicidade

CASA (53,3% aproveitamento)

Hercílio Luz, Criciúma, Brusque e Chapecoense

FORA (66,7% aproveitamento)

Figueirense, Concórdia e Tubarão

Confira a tabela do Catarinense 2018

Leia mais notícias sobre o Catarinense 2018