O Figueirense garantiu antecipadamente o primeiro lugar na classificação geral do Campeonato Catarinense e a liderança do returno ao vencer, de virada, o já rebaixado Brusque por 2 a 1, no Estádio Augusto Bauer.
Continua depois da publicidade
Vejas as fotos da partida disputada em Brusque
Vídeos: Os gols de Felipe Oliveira, Aloisio e Roni
O jogo começou com o freio de mão puxado. A equipe do Brusque tentava trocar passes, enquanto o alvinegro buscava encaixar contra-ataques com Aloísio. O primeiro lance de algum perigo aconteceu aos 10 minutos de jogo, quando o atacante do Figueirense recebeu na entrada da área e chutou forte e rasteiro, à direira do gol defendido por João Ricardo.
Aos 15 minutos, o árbitro Jefferson Schmidt parou o jogo. Ele constatou que não havia ambulãncia no estádio Augusto Bauer, o que deveria ter impedido o próprio começo da partida. Durante sete minutos, as equipes tiveram que aguardar a chegada do véiculo. De acordo com o delegado da partida, o jogo só foi iniciado porque confundiram uma van branca com a ambulância que deveria estar no estádio.
Continua depois da publicidade
O jogo voltou no mesmo ritmo. Com 28 minutos, Felipe Oliveira, do Brusque, invadiu a área do Figueirense e chutou forte. O goleiro Wilson fez boa defesa, com a perna direita. O Figueirense passou a dominar as ações e, aos 31 minutos, Aloisio perdeu uma grande chance depois que uma bola sobrou para ele dentro da área, num bate-rebate. O chute saiu fraco e João Ricardo defendeu.
O castigo veio um minuto depois. Marcelo Guerreiro entrou na área alvinegra na velocidade e foi derrubado por Hélder. O pênalti foi marcado por Jefferson Schimidt. Felipe Oliveira bateu com tranquilidade, deslocando o goleiro Wilson, e abriu o placar.
Atrás no marcador, o Figueirense tentou pressionar. A melhor chance de empate aconteceu aos 43 minutos, quando João Ricardo deu rebote em falta cobrada por Fred e a bola caiu nos pés de Júlio Cesar. O atacante alvinegro chutou de primeira, mas sem força, o que permitiu que o goleiro do Brusque se recuperasse e defendesse com as pernas.
Pouco antes dos 52 minutos, Jefferson Schmidt encerrou o primeiro tempo.
Logo aos dois minutos do segundo tempo, Julio Cesar sentiu lesão e pediu para ser substituído. Entrou Jean Deretti.
Continua depois da publicidade
Um minuto depois, em um lance polêmico, Aloísio caiu na área e Jefferson Schmidt marcou pênalti para o Figueirense. O próprio Aloísio bateu forte, no canto esquerdo, e empatou a partida.
Na comemoração, ele correu para abraçar o técnico Branco. Durante a semana, o atacante reclamou das críticas públicas do treinador aos gols perdidos pelo equipe no clássico contra o Avaí. Após o gol, o Figueirense tomou de vez as ações da partida e levou perigo ao gol de João Ricardo em cobranças de falta de Luiz Fernando e de Roni.
A resposta do Brusque veio aos 23 minutos, quando Felipe Oliveira chutou forte, de dentro da área, por cima do gol de Wilson. Aos 25 minutos, o Figueirense perdeu uma chance incrível. O lateral Rafinha, do Brusque, tentou proteger a bola para o goleiro João Ricardo e não percebeu a chegada de Aloísio. O alvinegro ganhou a frente e conseguiu chutar a bola, que bateu na trave. No rebote, Roni churou forte a bola bateu no travessão.
Aos 26, o Brusque trocou Cleyton por Leo Breno. Três minutos depois, em contra-ataque, Roni recebeu na entrada da área, disputou com Rafinha e, na segunda tentativa, chutou e marcou o gol da virada.
Continua depois da publicidade
Rafinha cobrou falta na linha de fundo aos 33. No bate-rebate, Cléberson chutou duas vezes, mas sem perigo para Wilson. Aos 34, Branco trocou Roni por Jackson. Pelo Brusque, saiu o meio Evandro e entrou o atacante William.
Ao demorar para repor uma bola, o goleiro Wilson tomou cartão amarelo. O terceiro do atleta, que está fora da partida contra o Camboríu, mas se livra da possibilidade de punição na próxima fase da competição.
Com o resultado favorável, o Figueirense passou a administrar a partida, esperando por contra-ataques. O Brusque tentava pressionar, mas sem levar perigo. Aos 48 minutos do segundo tempo, Jefferson Schmidt encerrou a partida.
Ficha técnica
BRUSQUE ( 1 )
João Ricardo; Marcelo Guerreiro, Cleyton, Heverton e Rafinha; Pereira, Evandro (William), Luiz Henrique e Cleberson; Felipe Oliveira e Cris (Thiago Maestri)
Continua depois da publicidade
Técnico: Joceli dos Santos.
FIGUEIRENSE ( 2 )
Wilson; Leo, Sandro, Fred e Hélder; Túlio, Doriva, Guilherme Lazaroni (Luiz Fernando) e Roni (Jackson); Aloisio e Julio Cesar (Jean Deretti)
Técnico: Branco
Cartões Amarelos: Pereira (BRU), Wilson (FIG), Fred (FIG), Doriva (FIG), Sandro (FIG), Túlio (FIG), Roni (FIG).
Gols: Felipe Oliveira, 32min 1º/T (BRU), Aloisio, 3min 2º/T (FIG) e Roni, 26min 2°/T (FIG).
Arbitragem: Jefferson Schmidt, auxiliado por Eberval Lodetti e Helton Nunes
Horário: 16h
Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque.