A figueira que nascia na Praça Victor Konder, em frente ao prédio da prefeitura de Blumenau, foi danificada. A planta, que tinha cerca de 25 centímetros de altura, teve uma parte arrancada. Sobrou apenas um pedaço do caule, com cerca de cinco centímetros. A planta crescia espremida entre as raízes da antiga figueira e o meio-fio que delimita o canteiro. e tinha entre três e quatro meses de vida.
Continua depois da publicidade
O surgimento da figueira foi noticiado pelo Santa dia 24 de agosto. Na ocasião, o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema), Robson Tomasoni, afirmou que faria um pedido para que a área onde a planta se desenvolvia fosse protegida. O Santa procurou o presidente nesta terça-feira, mas não conseguiu contato para que ele explicasse se o pedido foi realmente feito. Na praça, pela manhã, não havia qualquer proteção.
Secretário de Serviços Urbanos, Éder Marchi explicou que a secretaria não recebeu qualquer pedido para proteger a planta, mas salientou que a Faema costuma fazer esse tipo de serviço por conta própria.
Continua depois da publicidade