A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) sorteou na tarde desta sexta-feira, em seu Centro de Convenções na cidade de Luque, na região de Assunção, a ordem dos grupos e dos jogos da Copa Sul-Americana.

Continua depois da publicidade

O Figueirense, que terminou na sétima posição no Brasileiro do ano passado, esteve representado no evento pelo gerente de Comunicação, o jornalista J.B. Telles. A caminhada do Figueirense começa contra o Atlético Goianiense, com o primeiro jogo em Goiânia e o segundo no Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

A previsão inicial de datas é de 31 de julho e 22 de agosto, o que será confirmado apenas no dia 12 de julho, em função da decisão da Copa do Brasil e da negociação com os canais de televisão detentores dos direitos de transmissão: Globo e Fox Sports. Quem vencer (as datas ainda serão definidas) enfrentará o vencedor de Aurora (Bolívia) e Cerro Largo (Uruguai).

Na sequência, o adversário sairá do ganhador do confronto entre Deportivo Quito (Equador) e Leon de Huanuco (Peru).

Neste ano, a Sul-Americana será disputada por 47 clubes: oito do Brasil (São Paulo, Figueirense, Coritiba, Botafogo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-GO e Bahia), seis da Argentina, e quatro de cada um dos oito países restantes: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, além do último campeão, o Universidad de Chile.

Continua depois da publicidade

O ganhador da Sul-Americana garante presença na primeira fase da Copa Libertadores da América de 2013. Na primeira etapa, vão se enfrentar, em jogos eliminatórios de ida e volta, as 32 equipes classificadas pelos oito países membros da Conmebol, exceção a Brasil e Argentina.

Os 16 ganhadores passam para a segunda fase, juntando-se aos representantes de Brasil, Argentina e a atual campeã. Para a sequência do torneio, a Conmebol subdividiu os clubes por zona Sul, com Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia, e Norte, com Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, usando o critério geográfico, racionalizando distâncias para evitar viagens mais longas e mantendo a internacionalidade dos confrontos.

CONFRONTOS BRASILEIROS

Atlético-GO x Figueirense

Bahia x São Paulo

Grêmio x Coritiba

Palmeiras x Botafogo